MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan

Desporto/Quatro clubes garantem subida ao escalão maior do campeonato nacional de futebol


  24 Juin      36        Sport (12593),

 

Bissau,24 Jun 21(ANG) – Quatro clubes de futebol garantiram a subida à primeira divisão do campeonato nacional “Guinesliga” na época desportiva 2020-2021, que terminou a sua fase de grupos no último fim-de-semana na Guiné-Bissau.
FC Arados de Nhacra
Trata-se do FC Arados de Nhacra, campeão da Série D, Massav de Cacine, campeão da Série C, o FC Cupelum, campeão da Série B e o FC de Binar campeão da Série A.

Após a conclusão da fase de grupos, os quatro clubes vão realizar dois jogos para as meias-finais e a final da competição. As partidas das meias-finais são determinantes para o título do campeão da segunda liga em futebol.

As informações constam do comunicado do órgão assinado pela Secretária-geral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau Bissau (FFGB), Virgínia Mendes Cruz, citado pelo Jornal O Democrata.

Segundo o semanário guineense, o FC Binar vai defrontar Massav de Cacine e o FC Cupelum joga contra o FC Arados de Nhacra, nas partidas que decorrerão de 27 à 29 do mês em curso, no estádio Lino Correia, em Bissau.

Ouvido na terça-feira, 22 de Junho de 2021, pelo jornal O Democrata, o presidente de FC Arados de Nhacra, Mamadú Serifo Djaló mostrou-se satisfeito pelo feito , uma vez que a sua equipa conseguiu atingir um dos objetivos da nova direção.

Serifo Djaló realçou a capacidade da equipa técnica que conseguir gerir uma equipa com mais de 30 jovens futebolistas.

Os Arados de Nhacra conseguiram 7 vitórias em 9 jogos disputados ao longo da época.

Enquanto campeão da série D, Massav de Cacine subiu à primeira divisão com 19 pontos. O clube do sul da Guiné-Bissau registou 5 vitórias, 4 empates e uma derrota. O presidente da equipa, Idelfonso Duarte Pinto, revelou que a união à volta da direção foi determinante e a chave da subida do clube para a primeira divisão.

Em entrevista telefónica ao O Democrata, Duarte Pinto pediu maior apoio dos adeptos, simpatizantes e associações do clube no último jogo que ainda resta para se definir o campeão nacional da segunda liga.

O FC Binar conseguiu garantir a subida para a primeira divisão, ao empatar a zero bolas com o Vitória de Cacheu na semana passada, em Canchungo.

O clube regressa assim à “Guinesliga”, dez anos depois da sua última aparição.

Na sua primeira reação ao O Democrata, o presidente do Binar, Sana Djau, enfatizou que a subida para a primeira divisão foi resultado de uma boa organização da direção, equipa técnica e de todos os intervenientes.

“A vitória é de todos os filhos e amigos de Binar, principalmente das pessoas que contribuíram de forma direta e indiretamente, para essa conquista”, salientou.

Na série B, segundo O Democrata, o FC Cupelum revelou-se como equipa sensação do campeonato da segunda divisão, resultado da adopção de uma postura diferente para garantir a subida. O clube apostou nos jogadores experientes que passaram pelos grandes clubes nacionais, Benfica , Balantas de Mansoa…

Falando sobre esse feito, o presidente do clube, Abdu Mané agradeceu aos jogadores e à equipa técnica pelo feito conseguido. Mané prometeu melhorar o plantel no próximo ano e tentar ser uma equipa sensação na prova, 2021/2022, na próxima época.

A FFGB anunciou alterações no Campeonato Nacional da Primeira Divisão do país a partir da época desportiva 2021/2022, com “Guinesliga” a passar de 14 para 16 equipas.

A decisão de aumentar clubes foi aprovada no Congresso Ordinário da FFGB, realizado no início deste mês, na sede do órgão, no alto Bandim, em Bissau. Dos 39 associados presentes no encontro, 37 votaram a favor da proposta apresentada pelo Comité Executivo da instituição federativa e 2 preferiram se abster.

Em relação à “Guinesliga”, já são conhecidos os campeões das duas séries, A e B. O Sporting Clube da Guiné-Bissau foi vencedor da série A e o Sport Bissau e o Benfica, vencedor da série B.

Segundo o Jornal O Democrata, as duas equipas vão disputar a final do campeonato no dia 3 de julho próximo, no estádio Lino Correia.

Dans la même catégorie