MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante

Desporto/”Selecção Nacional de Futebol precisa de atletas de elíte para conseguir sucessos no CAN-2022”, diz Benelívio Insali


  8 Avril      70        Sport (12730),

 

Bissau, 08 Abr 21 (ANG) – O analista desportivo guineense Benelívio Cabral Nancassa Insali defendeu hoje que a selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau, apesar de ter apurado pela terceira vez consecutiva para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2022), precisa de reforçar o plantel com atletas de elíte, para conseguir bons resultados nessa competição.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Benelívio Cabral Nancassa Insali sustenta que a Selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau já se encontra na linha de objectivos da alta competição e não de uma seleção que ainda está a precisar de afirmação nas provas internacionais.

Para este analista desportivo resta continuar com os trabalhos de base necessários para que os “Djurtus” continuem a subir ao mais alto nível.

“O motivo do nosso insucesso nas duas competições anteriores do CAN, deve-se ao facto de ter sido convocado atletas que militam em clubes de baixa escalão, e sem ritmo de competição”, disse.

Nancassa Insali admite que essa situação de insucesso poderá se repetir se não for alterada a actual estrutura da selecção, apesar do mérito do mérito de qualificação alcançado e que tornou possível a participação da Guiné-Bissau no Can2022, que se disputa nos Camarões.

“O seleccionador
Nacional deve apostar em atletas que militam nas equipas que figuram na primeira divisão dos respectivos países onde se encontram a jogar”, aconselhou.

Benelívio disse que a proeza da terceira qualificação consecutiva ao CAN se deve aos esforços dos atletas, à equipa técnica e ao governo “ que desta vez não teve dúvidas em meter dinheiro para facilitar os trabalhos e as viagens da Selecção”.

Para o analista , chegou o momento de a Federação de Futebol da Guiné-Bissau procurar um patrocinador oficial, no sentido de ajudar-lhe a colmatar certos pormenores que possam também servir para aliviar ao governo o peso das facturas de preparação e participação na maior competição africana de futebol.

Opinando sobre o que deve a FFGB fazer para assegurar a participação de atletas de escalão superior no estrangeiro, Insali disse que deve-se trabalhar com pessoas ligadas ao desporto, e não só.

“Hoje, para fazer deslocar um atleta destacado no exterior e que está a ser cobiçado por clubes europeus, depende muito da orientação familiar, do seu empresário, advogado, entre outras”, disse Benelívio Nancassa.

Dans la même catégorie