AGP Gabon/Agriculture: Les ministres de la CEEAC en conclave à Libreville AGP Gabon/Education: La CONASYSED réclame les travaux du dialogue social AGP Gabon: Les centrales syndicales des agents publics lancent un mouvement d’humeur MAP Côte d’Ivoire/présidentielle : un mort et des blessés dans des affrontements MAP Hausse de 51% des engagements de la BAD en faveur des Etats fragiles sur 2014-2019 MAP Gabon : découverte des plus hautes mangroves du monde atteignant 60 mètres ANP Lancement des travaux de construction de la cimenterie de Kao : Concrétisation d’un projet longtemps attendu ! APS LES CHANTIERS DE L’OMVG RÉALISÉS À 95 % À KAOLACK (SG) APS MATAR BÂ PARTICIPE À UN SOMMET INTERNATIONAL SUR LA LUTTE CONTRE LE DOPAGE GNA UN 75th Anniversary: Time for sober reflection

Dia da independência/PRS anuncia realização de uma conferência de alto nível para assinalar a data


  18 Septembre      14        Politique (12046),

   

Bissau,18 Set 20(ANG) – O Partido da Renovação Social(PRS), agenda para os dias 22 e 23 do corrente mês, a realização de uma Conferência de Alto Nível sob lema “Setembro de Estabilidade e Desenvolvimento”, no âmbito das celebrações do Dia da Independência do país que se assinala à 24 de Setembro.

Em conferência de imprensa realizada hoje, o Presidente da Comissão Organizadora do evento, Tcherno Djaló disse que o evento será marcado com a realização de muitos painês de forma a fazer as pessoas refletirem sobre as maiores questões sociais que afectam os guineenses.

Anunciou que o encontro prevê entre outros, lançar uma reflexão sobre o processo das autarquias no sistema eleitoral guineense, da revisão da Constituição da República actualmente em elaboração bem como o contexto da pandemia da Covid-19.

“A independência do país que constituiu um acto fundador da República, é um feito do Povo guineense, no seu todo, e, por isso, o PRS entendeu que, mais do que comemorar ou celebrar, é importante reflectir, avaliar, não o que foi feito, mas o que estamos a fazer”, sustentou.

Acrescentou que, foi nesta ordem de espírito que as orientações da direcção superior do partido propõe que, nestas celebrações seja organizada uma conferência de Alto Nível para uma reflexão sobre questões sociais que afectam a vida dos guineenses.

No que toca ao tema ligado as autarquias, Tcherno Djaló sublinhou que o PRS está muito sensível a sua realização por ser um passo incontornável para a garantia de desenvolvimento sustentável e integrada do país.

“Várias vezes realizamos eleições legislativas e presidenciais e ignoramos sempre este componente fundamental para fecharmos o ciclo eleitoral e incentivar o processo de descentralização e do desenvolvimento local”, sustentou.

Em relação a revisão da Constituição da República, Tcherno Djaló disse que o PRS pretende dar a sua contribuição no sentido de o processo ser mais consensual, e para que seja, de facto, um documento credível, que sirva à todos

Dans la même catégorie