MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba MAP Inondations en Tanzanie: le nombre de morts grimpe à 155 MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies MAP Tunisie: Nouvelle vague d’expulsions de migrants subsahariens MAP Le Sahara marocain, un levier pour le renforcement de l’espace afro-atlantique et du Sahel (Forum) AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts)

Dia Internacional da Paz/Representante do ministro da Defesa defende envolvimento de todos para a existência da paz douradora no país


  21 Septembre      35        Société (45118),

 

 

Bissau, 21 Set 22 (ANG) – O chede de Gabinete do ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria defendeu hoje que é preciso a vontade e o envolvimento de todos para que a paz douradora vincule na Guiné-Bissau.
Júlio Ubaque falava na cerimónia alusiva ao Dia Internacional da Paz, que se assinala hoje, 21 de Setembro, em representação do ministro da Defesa Nacional e ds Combatentes da Liberdade da Pátria.

“A paz se começa por si mesmo, e depois se alastra à convivência do dia-à-dia que a pessoa vai criando com os seus próximos”, referiu Júlio Ubaque.

Ubaque sublinhou que a classe castrense, muitas das vezes, é criticada pela sociedade de ser um dos setores que contribuem para a não existência de uma paz duradoura na Guiné-Bissau.

A propósito, Júlio Ubaque disse ser natural que os civis pensem assim, alegando que quem tem posse de arma e quando algo não corre bem no país vê-se obrigado a usá-la por um certo motivo, mas que, em consequência, é visto como um perturbador do meio onde vive.

“Quero vos assegurar que não existe país onde tudo corra bem, e se houvesse barulho de arma ou então intervenção das Forças de Defesa para perturbar os civis é porque algo vai mal no país, por vários motivos, nomeadamente, o desacato perante normas, abusos e desrespeitos mútuos inclusive de dirigentes máximos do país”, sustentou.

Por seu turno, o Presidente do Movimento Nacional da Sociedade, Civil Fodé Carambá Sanhá disse que o país se depara com problemas em todos os sectores, que têm estado na origem da inexistência da paz social no país.

E para inverter a situação,Carambá Sanhá, em nome do Colectivo de Animadores e Promotores da Paz na Guiné-Bissau, apela o cumprimento de certas medidas, nomeadamente, o diálogo construtivo entre as forças vivas da nação com vista a redução das tensões políticas e sociais no país.

Sanhá acrescentou que devem ser criadas as condições para a celeridade dos processos relacionados aos detidos do caso 01 de Fevereiro, e ainda a criação de uma estratégia de construção da paz baseada nos valores universais de respeitos à vida humana.

Para o Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, o Dia Internacional da Paz devia servir de um momento de reflexão para os governantes do país.

“É um dia muito importante para qualquer que seja cidadão do mundo, portanto convido os responsáveis do país para pararem e pensarem sobre os problemas causados por eles, e que estão, a cada dia, a afastar a paz da Guiné-Bissau, e a provocar mortes de inocentes, desespero e falta de segurança aos cidadãos”, disse.

Questionado sobre a recente decisão do Governo de suspender os novos ingressos nos sectores da Educação e Saúde, o responsável máximo da maior Central Sindical do país disse ser a maior “decisão infeliz” tomada pelo atual Governo.

“Considero que o Governo está a brincar com algo que pode lhe afectar no futuro. Contudo, costumam viajar para fazer tratamento médico no exterior, mas se adoecerem repentinamente antes de viajarem vão precisar de um médico pelo menos pera lhes assistir antes de partir para o exterior”, referiu.

Júlio Mendonça indicou que muitas pessoas estão a morrer no interior do país devido a falta de médico.

“Pergunto igualmente quantas crianças não conseguem estudar por falta de professores nas zonas mais longínquas do território nacional”,disse, acrescentando que não é tarde para o Governo voltar atrás com a decisão.

Dans la même catégorie