MAP Trois nouveaux pays africains lancent la vaccination contre le paludisme AIP Amnesty international salue l’évolution des textes de défense des droits de l’Homme en Côte d’Ivoire ANP Clôture de la 11ème Edition du Forum sur les droits et inclusions numériques à Accra AIB Burkina : Le premier ministre en visite de travail et d’amitié en Iran du 24 avril au 1er mai APS SENEGAL-SANTE / Des guides pour enseignants destinés à la détection précoce des troubles visuels chez les élèves APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT / Curage des réseaux : l’ONAS fait le point des opérations pré-hivernales à Dakar APS SENEGAL-MEDIAS-SOCIETE / Alioune Sall s’imprègne de la situation de l’APS APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / Lutte contre le paludisme : vers le déploiement de deux nouveaux vaccins sur le continent africain APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / L’OMS évoque la nécessité d’assurer une ”prestation continue et équitable” des services de lutte antipaludique ATOP Le FDR à la conquête de l’électorat dans le Vo

Dia Mundial de Animal/DG da Pecuária preocupado com as ondas de “maus tratos” que os animais são alvos no país


  4 Octobre      25        Agriculture (4142),

 

Bissau, 04 Out 22 (ANG) – O Director geral da Pecuária, mostrou-se hoje preocupado, com as ondas de “maus tratos” que os animais de estimação são alvos nas ruas e assim como em casas.
Bernardo Cassama fez essa denúncia, numa entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), num momento em que o mundo assinala hoje, 04 de Otubro, Dia Mundial de Animal.

“Convido a todos os responsáveis de qualquer tipo de animal de estimação, a reflectirem profundamente sobre a data que se assinala hoje, porque muitos pensam que ter animal em casa é só para ter, e não sabem que o trato que é dado a pessoa humana como um ser vivo, os animais merecem o mesmo”, exclareceu o DG da Pecuária.

Segundo as explicações do responsável máximo da Direcção Geral da Pecúária, qualquer expécie de animais tanto doméstico ou salvagem sustenta o dia-à-dia dos homens na sociedade.

“Em troca disso, o bem estar aninal deve ser respeitado pelos humanos, caso concreto no nosso país a Guiné-Bissau, assistimos várias violações dos direitos animais, caso do abandono pelo dono, abusos físicos, tráfico dos mesmos e entre outras práticas condenadas pela nossa lei”, descreveu Bernardo Cassama.

Indo mais longe, o DG da Pecuária sustenta que existe vários tipos de doenças transmisiveis de animais para pessoa, entretanto disse que seria muito bom que as pessoas cuidassem bem dos seus animais para evitar a transmissão dessas doenças.

“No caso da “Raiva” as pessoas que têm câes em casa e não os levam o interesse de cuidar deles, pelo menos vacina-los no período certo, correm o risco de qualquer dia esse cão morder alguém, e serem obrigados a pagar o tratamento da vitima ou sob pena de perder a vida porque a reação da “Raiva” é muito fatal e poucos registem”, disse Cassama.

Avançou por outro lado que, pelo menos até 2030, o país pretende trabalhar para a redução da doença “Raiva” originada pela mordedura de cachorro, acrescentando que já foi elaborado um projecto extratégico para o referido assunto.

De acordo com Bernardo Cassama, a Direcção Geral da Pecuária através de apoio do Governo e dos Parceiros Internacionais, devia iniciar no dia 28 de Setembro à 28 de Octubro, uma campanha de vacinação dos animais contra a raiva e outras doenças, mas a referida campanha não concretizou devido o atraso verificado na chagada das ampolas de vacinação.

O mesmo reforça que, pelo facto de falharem com a data anunciada, não significa que a campanha está suspensa, porque assim que as ampolas chegarem a nova data será anunciada, e a vacinação gratuita dos animais serão feitas como forma de lutar contra a “Raiva”.

O mundo assinala hoje 04 de Outubro, Dia Internacional de Animal que teve o seu inicio em 1931 concretamente na Italia

Dans la même catégorie