AIB Gestion des refugiés : le Mali, le Burkina et le HCR signent un accord tripartite révisé AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération

Dia Mundial de Estatística: Praia acolhe debate sobre significado de dados confiáveis para conectar o mundo


  19 Octobre      60        Société (44866),

 

Cidade da Praia, 19 Out (Inforpress) – A Cidade da Praia acolhe esta terça-feira, 20 de Outubro, um debate sobre o significado de dados confiáveis para conectar o mundo, promovido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito do Dia Mundial de Estatística.
Em comunicado, o INE avança que o evento se enquadra nas comemorações do Dia Mundial de Estatística, que se assinala no mesmo dia, discorrendo que dados oportunos, confiáveis, atualizados e de alta qualidade são necessários para compreender o mundo em mudança.
“Investir em dados e estatísticas é a única forma de se conseguir tomar decisões necessárias para combater e se recuperar da pandemia Covid-19 e entrar no caminho certo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030”, lê-se no documento.
Na mesma nota, refere-se que a pandemia de coronavírus, sem precedentes, aumentou a importância dos dados e estatísticas, revelando que pode ser mais fácil acompanhar a dinâmica de uma situação global em rápida mudança se os dados e as informações geoespaciais forem mesclados.
“A confiança é o sustentáculo das instituições que produzem estatísticas. 20 de Outubro de 2020 será o dia em que, em todo o mundo, o significado de dados confiáveis para conectar o mundo serão debatidos”, continua.
O evento desta terça-feira servirá ainda, segundo o INE, para apresentar os resultados da Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento realizado no âmbito da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação.
A sessão de abertura contará com as presenças do presidente do INE, Osvaldo Borges, e a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, e o acto terá lugar no salão de banquetes da Assembleia Nacional, a partir das 9 horas.
O Dia Mundial da Estatística celebra-se a cada cinco anos a 20 de Outubro, assim designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Esta data procura assinalar a importância das estatísticas oficiais e o seu valor, enquanto bem público, no poder de decisão dos governantes, organizações e cidadãos.
O Dia Mundial da Estatística foi proclamado na sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas de 03 de Junho de 2010.

Dans la même catégorie