MAP Guerguarat : Le Burkina réitère son soutien à l’intégrité territoriale du Maroc MAP Les autorités sud-africaines lancent une initiative pour faire face à la criminalité MAP Présidence de la CAF : l’intérim du Congolais Constant Omari prolongé ATOP ARCEP/ CONCOURS DE CREATION DE LOGO : AMELA KOMLAN A REMPORTE LE PREMIER PRIX ATOP LE LIONS CLUB LOME COLOMBE OFFRE DU MATERIEL A L’EPP CEBEVITO ET A L’EPC NYEKONAKPOE AIP Un atelier sur l’état des lieux de la paix et de la justice en Côte d’Ivoire AIP Côte d’Ivoire-AIP/Le Parlement des enfants reconnaissant au gouvernement pour ses actions en leur faveur AIP Côte d’Ivoire-AIP/ La FIF rend hommage à Sidi Diallo, jeudi AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Augustin Sidy Diallo, Biographie d’un passionné du football AIP Côte d’Ivoire – AIP/ Positions mitigées de quelques habitants de Séguéla à propos de la cohésion sociale

Dia Mundial de Estatística: Praia acolhe debate sobre significado de dados confiáveis para conectar o mundo


  19 Octobre      16        Société (25114),

   

Cidade da Praia, 19 Out (Inforpress) – A Cidade da Praia acolhe esta terça-feira, 20 de Outubro, um debate sobre o significado de dados confiáveis para conectar o mundo, promovido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito do Dia Mundial de Estatística.
Em comunicado, o INE avança que o evento se enquadra nas comemorações do Dia Mundial de Estatística, que se assinala no mesmo dia, discorrendo que dados oportunos, confiáveis, atualizados e de alta qualidade são necessários para compreender o mundo em mudança.
“Investir em dados e estatísticas é a única forma de se conseguir tomar decisões necessárias para combater e se recuperar da pandemia Covid-19 e entrar no caminho certo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030”, lê-se no documento.
Na mesma nota, refere-se que a pandemia de coronavírus, sem precedentes, aumentou a importância dos dados e estatísticas, revelando que pode ser mais fácil acompanhar a dinâmica de uma situação global em rápida mudança se os dados e as informações geoespaciais forem mesclados.
“A confiança é o sustentáculo das instituições que produzem estatísticas. 20 de Outubro de 2020 será o dia em que, em todo o mundo, o significado de dados confiáveis para conectar o mundo serão debatidos”, continua.
O evento desta terça-feira servirá ainda, segundo o INE, para apresentar os resultados da Atualização Cartográfica e Pré-Recenseamento realizado no âmbito da preparação do V Recenseamento Geral da População e Habitação.
A sessão de abertura contará com as presenças do presidente do INE, Osvaldo Borges, e a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, e o acto terá lugar no salão de banquetes da Assembleia Nacional, a partir das 9 horas.
O Dia Mundial da Estatística celebra-se a cada cinco anos a 20 de Outubro, assim designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Esta data procura assinalar a importância das estatísticas oficiais e o seu valor, enquanto bem público, no poder de decisão dos governantes, organizações e cidadãos.
O Dia Mundial da Estatística foi proclamado na sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas de 03 de Junho de 2010.

Dans la même catégorie