AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Des patrouilles mixtes sénégalo-gambiennes pour prévenir les différends frontaliers APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Habib Léon Ndiaye rassure sur la mise en œuvre du Plan stratégique de développement du théâtre APS AFRIQUE-BENIN-FOOTBALL / Gernot Rohr, sélectionneur du Bénin : “Je n’ai pas la même profondeur de banc que l’effectif du Sénégal” APS AFRIQUE-INFRASTRUCTURES / La BOAD approuve un prêt de 23 milliards pour la route Labé-Mali-Kédougou-Fongolembi APS SENEGAL-FOOTBALL-FORMATION / Matam : NSFCI veut rendre ses joueurs plus “compétitifs” en maximisant leur visibilité APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Bassirou Diomaye Diakhar Faye déclaré vainqueur avec 54, 28 % (résultats provisoires) APS SENEGAL-AFRIQUE-LITERRATURE-DISTINCTION / Eric Chacour, un auteur égypto-canadien, remporte le Prix des 5 continents de la Francophonie 2024

Dia Mundial do Consumidor/”O aumento e especulação dos preços dos produtos agravam a vida da população”, diz Bambo Sanhá


  15 Mars      42        Economie (20804),

 

Bissau,15 Mar 23(ANG) – O Secretário-geral da Associação do Consumidor de Bens e Serviços(Acobes), disse que o aumento e a especulação dos preços dos produtos da 1ª necessidade, retira aos consumidores guineenses o poder de compra e agrava assim a sua vida com aumento de fome e pobreza.

Bambo Sanhá falava em conferência de imprensa alusiva ao Dia Mundial do Consumidor que se assinala hoje, 15 de Março, sob o lema” Capacitação do Consumidor através de Transição e Energias limpa”.

“A situação do mercado nacional vulnerável, e com a crise mundial tornou-se ainda mais fraca quanto ao fornecimento de bens alimentares, principalmente da 1ª necessidade em quantidade e qualidades, aumentando a fome e a miséria”, salientou.

Sanhá sublinhou, a título de exemplo, que as cobranças de quitação e cheques avulsos, que na sua opinião continuam a ser uma grande preocupação e constituem um obstáculo aos clientes ou seja aos usuários dos serviços financeiros.

O Secretário-geral da Acobes defende que os bancos devem competir na prestação de serviços de qualidade aos utentes e no melhoramento de atendimentos para reduzir o tempo de espera e reduzir os juros cobrados .

Destacou que a situação de fornecimento da energia elétrica e água continua a prejudicar os consumidores guineenses, sobretudo no que se refere a conservação dos seus produtos, avarias de materiais eletrodomésticos, sem direito a reparação de danos.

Aquele responsável evocou ainda as consequências da insuficiência de abastecimento de água em quantidade e qualidade satisfatórias e o risco de vida que consumidores enfrentam ao recorrem aos poços e lagoas sem garantia de qualidade de água.

No que concerne às telecomunicações, Bambo Sanhá disse que os consumidores guineenses continuam a queixar-se da má qualidade de prestação de serviços por parte das empresas responsáveis com destaque para a falta da cobertura nacional da rede.

A má qualidade de internet, o roubo abusivo de créditos e a ausência ou falta de informações claras aos consumidores, foram entre outras criticas do secretário-geral da Acobes em relação as telecomunicações.

Sobre o setor de combustíveis, aquele responsável apela ao Governo a finalização do processo da Autoridade Reguladora de Combustível e Derivados(Arseco), através de lançamento de concurso público para o pleno funcionamento desta instituição.

Sustenta que o bom funcionamento do Arseco, vai trazer ou regularizar a concorrência desleal, estabelecer uma igualdade de oportunidade para todos os operadores do setor, evitando assim a rotura desnecessária de combustíveis e gás natural de cozinha no mercado

Dans la même catégorie