MAP Le Maroc enregistre avec un immense optimisme et une grande satisfaction les développements positifs en cours pour dépasser le différend entre les frères au sein du CCG (communiqué) AGP CAF/Election : Une candidature unique pour l’Afrique de l’Ouest. AGP Kérouané-Société : Cri de cœur des femmes maraîchères de la commune urbaine AGP Macenta-Santé : Distribution de la Vitamine A aux enfants de 6 à 59 mois AGP Kérouané-Santé : Distribution gratuite de la vitamine A aux enfants AGP Labé-Education : Les bacheliers pour un report de la date buttoir de leur Orientation à l’université AGP Forécariah-Société: Pénurie d’eau en ce début de saison sèche APS MOUSTAPHA SAMB PLAIDE POUR DES « RESSOURCES CONSÉQUENTES » POUR LA SN-APS APS LA SN-APS EST « APPELÉE À ADAPTER SON MODÈLE ÉCONOMIQUE’’, DIT DEMBA FAYE APS COUPE DE LA CAF : LE JARAAF SE QUALIFIE POUR LE PROCHAIN TOUR

Diáspora: Exposição “Territórios da Memória” patente no Centro Cultural Cabo Verde em Lisboa


  20 Octobre      16        Arts & Cultures (1308),

   

Cidade da Praia, 20 Out (Inforpress) – Está patente no Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa, até 27 de Novembro, o projecto “Territórios da Memória”, uma exposição audiovisual que exibe os registos recolhidos no âmbito de projectos de investigações realizadas por dois centros de estudos.

Os projectos, tratam-se da Aroo-Port – Afrodescendência em Portugal, do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG, e Discursos Memorialista e a Construção da História, do Centro de Estudos Comparatistas/FLUL.

A exposição acolhe ainda, segundo uma nota da organização enviada à Inforpress, fotografias de Herberto Smith, da Festa de São Miguel Arcanjo, do bairro Casal da Mira, em Amadora, área metropolitana de Lisboa.

Na nota lê-se que a partir do diálogo horizontal com os participantes, os projectos recolheram um conjunto de registos audiovisuais de pessoas africanas e afrodescendentes na área metropolitana de Lisboa. Dessa recolha organizou-se um acervo, que estará agora disponível ao público, como resultado de uma estreita parceria com o Centro Cultural Cabo Verde (CCCV).

“Essa parceria pontua a relevância da aproximação entre as instituições culturais e a academia; que por coincidência acontece numa ocasião em que o CCCV assinala o dia da Cultura e das Comunidades”, afirmou José Silva, Conselheiro do CCCV, aquando da inauguração da exposição no sábado, dia 17 de Outubro.

Já a coordenadora do Projecto Afro-Port, Iolanda Évora, também citada na nota, esta exposição convida as pessoas a tomar parte das vivências de pessoas da diáspora africana, seus descendentes, amigos e vizinhos, em Lisboa e na sua área metropolitana.

“Através de imagens e vozes registadas em fotografias e vídeos, apresentam-se aqui protagonistas destes lugares, onde vivem e que ajudam a moldar”, continuou.

Por seu turno, a investigadora de pós-doutoramento do Projecto Afro-Port e uma das curadoras da exposição, Simone Amorim, a memória é o que os grupos decidem fazer com o seu passado, ou, dito de outra forma, um processo vivo de significação da história.

“Não se apagam memórias, as sociedades produzem-nas em moto contínuo através dos indivíduos que dela fazem parte, encontrando brechas nas formas inertes da história oficial”, prosseguiu, ressaltando a relevância do material, agora tornado público.

Outra investigadora do projecto e co-curadora da mostra, Ana Rita Alves, pontuou que “se é verdade que o culto a São Miguel invoca o passado de mulheres e homens que migraram de Cabo-Verde, São Tomé ou Angola para Lisboa, há anos que o tempo jamais esqueceu; o seu presente reconta como se recompõe a presença de um movimento negro, em constância, há séculos, em Portugal, mas que a história oficial teima em não canonizar”.

Na visão dos organizadores da mostra, o Casal da Mira e as vozes de todos os entrevistados convidam-nos a pensar Lisboa, a Grande Lisboa, a sua história e aquilo que entre o passado e o presente ajudará a tecer o futuro.

A exposição estará patente até 7 de Novembro, das 10h às 17h (hora de Lisboa), no espaço do CCCV. A entrada é livre.

Dans la même catégorie