AGP Mandiana/Environnement : Des dispositions à prendre pour diminuer toute forme d’exploitation de l’or pour éviter la dégradation. GNA 350,000 existing ECG customers to benefit from Pokuase BSP GNA Partner with religious groups to attain immunization targets – MCE GNA Political violence due to family breakdown, high unemployment-Survey GNA Mineworkers’ Union calls for free and fair elections GNA Intensify voter education to reduce spoiled and rejected ballots-CCOD GNA ISODEC launches election monitoring portal GNA GJA receives support from Coca-Cola and JN Products APS PLUS DE 17 MILLIARDS POUR LE MINISTÈRE DE LA JEUNESSE APS NÉNÉ FATOUMATA TALL ADMET DES LIMITES DANS LA PRISE EN CHARGE DE LA JEUNESSE

Diploma sobre pensões do Estado pelos contributos relevantes prestados no desporto vai ao Parlamento


  10 Novembre      8        Politique (13251),

   

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – A Assembleia Nacional vai debater na sessão plenária desta semana a proposta-de-lei que aprova o regime geral das pensões do Estado pelos contributos relevantes prestados, na área do Desporto, à semelhança do já praticado na cultura.
O diploma, que procede à primeira alteração à Lei n.º 34/V/97, de 20 de Junho, que aprova o regime geral das pensões do Estado, “foi preconizada como forma de exprimir o reconhecimento público do povo cabo-verdiano para com os seus nacionais que se tenham distinguido”.
Esta distinção é extensiva ao serviço da comunidade, na Administração Pública, em actividade por conta própria, nas artes ou na cultura, ou pela militância activa e efectiva em prol de Independência Nacional e da democracia no País ou, ainda, na afirmação da cabo-verdianidade, bem como na prestação de serviços relevantes ao País.
“Contudo, pese embora a actualidade do regime geral das pensões do Estado, importa, neste momento de viragem e consolidação do Desporto Nacional, destacar na Lei em menção, ao lado das artes e da cultura, área do Desporto, como forma de enaltecer os feitos e esforços consentidos pelos nossos nacionais que nela se tenham distinguido”, lê-se no diploma que vai ser debatido.
Para o Governo, “nestas bases consta o princípio segundo o qual a participação de agentes desportivos nas selecções nacionais é classificada como missão de interesse público (artigo 47º) e como tal, é merecedora de apoio e proteção especial”.
Para o executivo, o reconhecimento “do actual estágio de desenvolvimento do Desporto Nacional é sem dúvida valorizar o papel de relevo que os desportistas de outrora tiveram neste processo”.
Daí, considera, o executivo, haver razões de fundo e de sobra para “não negligenciar os contributos relevantes prestados, na área do Desporto, pelos cidadãos nacionais em prol da construção e reforço da identidade nacional cabo-verdiana e para a sua afirmação no mundo”.
Este diploma vai ao encontro das reivindicações dos antigos futebolistas internacionais cabo-verdianos, que clamam por uma pensão do estado de sobrevivência, como forma de serem reconhecidos pela sua valorização em representação da selecção nacional.

Dans la même catégorie