AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Les services des eaux et forêts en campagne contre les feux de brousse dans le Poro AIP Côte d’Ivoire-AIP/Inter/ Football: Le Maroc abritera la CAN féminine 2022 AGP Guinée-Politique : Démission officielle du Gouvernement de Dr Ibrahima Kassory Fofana ANGOP MUNDIAL|ANDEBOL: ANGOLA PERDE DIANTE DO QATAR NA ESTREIA GNA Speaker Bagbin condemns unruly parliamentary behaviour APS SÉDHIOU : 42 KILOS DE CHANVRE INDIEN SAISIS À BALMADOU (POLICE) GNA WACCE to empower women against violent extremism GNA NGO supports flood victims in the Upper East Region GNA FDA declares zero tolerance for unregistered products GNA High Court remands man who stabs 19-year-old to death

Diplomacia/Dinis Sassou Nguesso em Bissau para uma visita de 24 horas


  16 Décembre      18        Société (27311),

   

Bissau,16 Dez.20(ANG) – O Presidente da República do Congo , Denis Sassou Nguesso se encontra de visita de 24 horas à Guiné-Bissau à convite do seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló.

Em declarações à imprensa à sua chegada à Bissau reiterou que o seu pais vai continuar a apoiar a Guiné-Bissau na procura da paz e estabilidade.

“É com grande emoção que visito pela primeira vez o país de Cabral e de Nino Vieira. Um país que o nosso povo também se mobilizou para apoiar a sua luta pela independência. Quero render uma homenagem à esses heróis que são grandes africanos e que deram tudo pela África », disse o Presidente Nguesso, que também agradeceu a população guineense e as autoridades pela recepção “calorosa e fraternal” que lhe foi reservada e a sua delegação.

O chefe do Estado do Congo Brazzaville foi recebido pelo seu homólogo, Úmaro Sissoco Embaló, com honras militares e nas presenças do chefe do governo, membros do governo, chefias militares e elementos do corpo diplomáticos acreditado no país.

“Lutamos juntos no interior de Angola, de Moçambique, da Guiné-Bissau e de São Tome e Príncipe. O nosso povo também se engajou neste combate e triunfamos, tanto na Guiné-Bissau como em Cabo Verde”, enfatizou Sassou Nguesso .

Relativamente à situação regional, Nguesso disse que atualmente o continente está empenhado para enfrentar os desafios preconizados, e, sobretudo, no que concerne à resolução 2063 e a adoção das decisões importantes, nomeadamente, a questão da implementação da zona de livre comércio a nível continental.

Para o chefe de Estado da Guiné-Bissau, Úmaro Sissoco Embaló, a relação com o Presidente Nguesso não é só de homólogos, mas sim de um pai para o filho.

Sissoco Embaló imortalizou o seu homólogo do Congo Brazzaville com o nome de uma avenida em Bissau.

De acordo com o programa da visita, o Presidente Denis Sassou Nguesso vai, esta quarta-feira render homenagem ao fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral, bem como aos outros heróis nacionais da luta de libertação nacional, na Fortaleza da Amura ,em Bissau.

Nguesso vai visitar a avenida “Denis Sassou Nguesso” que se situa no bairro de Bandim. Para quem conhece Bissau, vai do “Nhonho” ao complexo sueco., no Alto Bandim, passando por zona sete.

Dans la même catégorie