MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Director-geral considera temporária proibição do espectáculo no Estádio “24 de Setembro”


  22 Juillet      40        Arts & Cultures (3080),

 

Bissau, 22 jul 19 (ANG) – O Director-geral da Cultura, João Cornélio Gomes Correia considerou de “temporária” a medida da Secretaria do Estado da Juventude e Desporto de proibição dos espectáculos naquele recinto desportivo, devido a destruição do relvado.

João Cornélio Correia que falava este fim-de-semana, quando assistia o concerto dos músicos, Iva e Ichi disse que possivelmente a medida é para encontrar melhor solução uma vez que os artistas participam em todas as actividades futebolísticas apoiando a selecção nacional com as suas canções.

Apesar do estádio ser constituído para prática desportiva, conforme o Director geral da Cultura, em toda a parte do mundo os concertos são realizados nos estádios.

Corn~elio Correia acrescentou que é preciso tomar medidas de prevenção e de protecção para não acontecer o que aconteceu no passado.

Em relação ao espectáculo da dupla Iva e Ichi, disse que é um concerto puramente guineense e cheio de ritmo nacional, salientando que o país precisa de uma identidade própria e que para tal os músicos têm que recorrer ao ritmo ngumbé e tina moderna.

“Foram os únicos que conseguiram gravar álbum só com as músicas de tina. Isto é um exemplo de “guineendadi” ,de querer levar o nosso género musical ao mais alto patamar, e, hoje, mostraram que sempre cultivam género musical guineense porque encantaram toda a gente”, referiu Cornélio Correia.

Para o chefe do Agrupamento cultural “Neros de Bandim”, Ector Diógenses Cassama vulgo (Negado), a natureza de um espectáculo é quando o artista assume o seu próprio espectáculo, tal como fizeram o Iva e Ichi.

O entender de Negado, um músico deve buscar todas as ferramentas suficientes para transformar o coração dos espectadores.

O músico Luís Mendes vulgo Ichi apelou aos guineenses a valorizar, divulgar e promover as músicas da Guiné-Bissau mesmo estando no estrangeiro.

Por sua vez, Evaristo da Silva (Iva) disse que fazendo a música com humildade, o artista vence sempre, aconselhando os artistas da nova geração a cantar as músicas tipicamente guineenses.

Iva disse que as suas formas de estar na música são de corpo e alma.

Prometeram para breve o lançamento de novo álbum discográfico no mercado.ANG/DMG/ÂC//SG

Dans la même catégorie