AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Diretora de Saúde Materna-infantil reitera empenho das autoridades para melhorar acesso à consultas pré-natais e partos assistidos


  18 Mars      43        Santé (15315),

 

Bissau,18 Mar 22(ANG) – A Directora da Saúde materna-infantil reiterou esta sexta-feira o empenho das autoridades sanitárias para aumentar a cobertura de utilização de contraceptivos, redução da taxa neonatal entre adolescentes e melhorar as consultas pré-natais e partos assistidos.

Mama Mané fez esta declaração ao presidir a cerimónia de abertura do ateliê de Validação do Estudo sobre “Conhecimentos, Práticas e Actitudes” sobre o aborto seguro e autocuidados ligados a Saúde Produtiva”.

Disse tratar-se de um desafio enquadrado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS), de forma a alcançar a igualdade do género e empoderamento de todas as mulheres e meninas, incluindo o acesso universal à saúde sexual e direitos reprodutivos.

Mama Mané sublinhou que ainda se pretende a redução da taxa de mortalidade materna global em menos de 70 mortes por mil nascidos vivos até 2030.

Segundo o director nacional da Enda Guiné-Bissau,Mamadú Aliu Djaló, a Guiné-Bissau precisa de informações constantes sobre o referido estudo para melhorar a sua resposta e a sua planificação no que toca a saúde reprodutiva e o planeamento familiar.

Mamadú Djaló disse que a Guiné-Bissau está na lista dos países com enormes desafios, no que se refere a segurança em relação ao parto materna, incluindo o infantil.

“Uma das principais causas de evacuação do país está ligada à saúde reprodutiva. O país carece de quadros especializados que respondem aos desafios da saúde reprodutiva”, disse Djaló.

O número de parteiras existentes na Guiné-Bissau, segundo Mamadú Djaló, está abaixo dos parâmetros aceitáveis e recomendados e diz que o número de médicos ginecologistas e de outras especializações na área de saúde precisam de ser melhorado.

“Não havendo técnicos e informações estratégicas estariamos a ter dificuldades para melhorar as respostas para os referidos desafios”, disse.

O director nacional da Enda-Guiné-Bissau disse que há uma certa lacuna na legislação da Guiné-Bissau em relação ao aborto seguro, acrescentando que,contudo, é necessário uma regulamentação dos procedimentos com o aborto.

Com a duração de um dia, os 35 técnicos de saúde, das ONGs e do Sistema das Naçôes Unidas vão debruçar-se sobre diferentes temáticas ligadas ao Aborto Seguro e Saúde Reprodutiva no país.

Dans la même catégorie