MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante

Dirigente sindical denuncia “ditadura na Polícia Judiciária” que “tem de acabar”


  17 Septembre      19        Politique (25362),

 

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – O presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação e Apoio à Investigação Criminal (ASFIC-PJ), João Vaz, disse entender que “há ditadura na Polícia Judiciária (PJ)”, prática, defendeu, que “tem de acabar”.

Este dirigente associativo falava esta quarta-feira à imprensa, na Cidade da Praia, à margem de uma manifestação contra a implementação do serviço social com base no salário dos funcionários.

“(…) Existe claramente ditadura quando se recorre ao salário do funcionário para, de forma escamoteada, dizer que é para o benefício dos funcionários. Há ditadura quando se decide ir ao salário do funcionário desta maneira para criar um serviço cujos funcionários não tiveram conhecimento”, frisou.

João Vaz afirmou que a ASFIC-PJ considera ser de “total falta de respeito” para com os funcionários da PJ esta “manobra totalmente dirigida pelo director nacional da Polícia Judiciária” no sentido de “baixar, claramente, o salário do funcionário”.

“Acreditamos que não vai ser implementado. É para ser implementado já este mês com o desconto de 2% no salário dos funcionários, mas acreditamos que ainda há possibilidade de nós sentarmos à mesa e negociarmos este assunto”, acrescentou.

O presidente da ASFIC-PJ frisou ainda que nunca houve nenhuma negociação a respeito deste assunto e que é exactamente isto que está a indignar os funcionários.

“O motivo principal é este, mas os funcionários da PJ têm, neste momento, vários assuntos pendentes com o Ministério da Justiça, relativamente ao salário, a promoção e progressões, a subsídios que ficaram aprovados no estatuto de 2017 e que não foram cumpridos”, completou.

Questionado acerca das declarações do director nacional da PJ, António Sebastião Sousa, dando conta que o projecto havia sido socializado com os funcionários, João Vaz classifica as mesmas de “totalmente falsas”.

“Foi mais uma forma de atrasar o processo de uma negociação para chegarmos a um entendimento. É totalmente falso aquilo que ele diz relativamente à negociação. Não foi dado aos funcionários o conhecimento do assunto. É um assunto tratado por ele e levado e explicado no conselho de ministros por ele”, acrescentou.

João Vaz adiantou ainda que o próprio Governo entendeu que se trata de um assunto criado e tratado pelos funcionários, mas que “não é verdade”.

A luta, referiu, vai continuar caso não houver diálogo e ss próximos passos, disse, serão negociados com os funcionários.

João Vaz afirmou ainda acreditar que a adesão a esta manifestação atingiu os 80% a nível nacional, ou seja pouco mais de 200 funcionários.

A Direcção Nacional da Polícia Judiciária já disse que, apesar das reivindicações, vai avançar com a implementação do serviço social, de modo a cumprir a lei.

Em finais de Agosto, o director da PJ, António Sebastião, garantiu que antes da aprovação do decreto-lei em sede do Conselho dos Ministros, os funcionários foram ouvidos, e que os mesmos, através do presidente da (ASFIAI-PJ), congratularam-se com a ideia da criação dos serviços sociais, mas defenderam que 2% do salário seriam um valor “exorbitante”.

Relativamente aos funcionários não associados a ASFIAI-PJ, António Sebastião Sousa garantiu que tiveram conhecimento da proposta, que foi remetida através de um e-mail interno e que não se pronunciaram.

GSF/AA

Dans la même catégorie