AIP Côte d’Ivoire-AIP/ COVID-19: Cent quarante-quatre nouveaux cas enregistrés lundi APS MACKY SALL PROMET UNE RÉORIENTATION DES ALLOCATIONS BUDGÉTAIRES EN FAVEUR DE L’EMPLOI APS LE CHEF DE L’ETAT ANNONCE L’ALLÈGEMENT DU COUVRE-FEU À DAKAR ET À THIÈS APS L’ÉDITION 2021 DE LA CAN U17 ANNULÉE (MÉDIAS) APS DES FEMMES LEADERS POLITIQUES ET DE LA SOCIÉTÉ CIVILE POUR UN DIALOGUE CONSTRUCTIF APS HIÈS REÇOIT SA DEUXIÈME DOTATION DE VACCINS ANTI-COVID GNA COVID-19 Vaccination: GHS vaccinates 300,000 people within a week ANGOP COVID-19: ANGOLA DETECTA VARIANTES SUL-AFRICANA E INGLESA ANP Diffa : Forte mobilisation des femmes à la célébration de la journée du 8 mars dans la ville ANP Présidentielle au Niger : Mahamane Ousmane dépose un recours devant la Cour Constitutionnelle

Documentário “Tabanka ka ta kaba” seleccionado para mostra internacional sobre património cultural imaterial


  28 Janvier      19        Arts & Cultures (1496), Société (29567),

   

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – O documentário “Tabanka ka ta kaba”, do antropólogo visual cabo-verdiano Carlos Alberto Barbosa, foi seleccionado para integrar a terceira “Mostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial”, que decorre entre 25 a 28 de Março, no México.
A informação é do Instituto do Património Cultural (IPC), que, através de uma nota de imprensa, adiantou que o técnico do IPC escolheu o seu segundo documentário, produzido em 2017, para concorrer a este festival.
O documentário cabo-verdiano, segundo a mesma fonte, é o primeiro a marcar presença na “Mostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial”.
Esta selecção, para o IPC, é uma oportunidade de internacionalização da tabanca, património cultural imaterial nacional desde Agosto de 2019, estando o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas a trabalhar no processo de candidatura do mesmo a património cultural imaterial da humanidade.
“Apostando fortemente no sector da cultura, o Governo tem traçado estratégias que visam a salvaguarda, valorização e promoção do património cultural dentro e fora do país, acreditando ser um dos importantes instrumentos de promoção da paz e sustentabilidade, e ainda um chamariz do turismo”, lê-se na nota de imprensa.
“Tabanka ka ta kaba” (A tabanca não acaba) vem depois de “As festividades de São João Baptista – Ilha da Brava”, realizado em 2012 por Carlos Alberto Barbosa.
A Mostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial tem como objectivo criar um espaço internacional onde se exibe uma selecção de obras audiovisuais relacionadas com o Património Cultural Imaterial, tendo como foco fortalecer as políticas culturais para promover a criação, produção, distribuição e acesso aos diversos bens e serviços culturais.
A mesma visa ainda divulgar e dar a conhecer ao público obras audiovisuais de todo o mundo que tenham relação com o Património Cultural Imaterial (PCI), criar pontes e canais para facilitar o acesso equitativo às obras e conteúdos audiovisuais que promovam o equilíbrio entre a oferta e o fluxo de bens e serviços culturais.
Incentivar a criatividade e a diversidade das expressões culturais em espaços públicos de exposição, promovendo a divulgação de ideias e formas de ver o mundo, é outro foco deste festival.

Dans la même catégorie