ACP Les relations bilatérales entre la RDC et la Grande Bretagne sont au beau fixe ACP Excellentia : 57 lauréats bénéficiaires de Bourse de la deuxième édition ACP Arrivée à Kinshasa d’un Envoyé spécial du gouvernement belge AGP Boké-Mines: Signature d’un protocole accord entre la délégation syndicale et la Direction générale de la CDM-Chine AGP Koubia : Plusieurs infrastructures réalisées par les fils du terroir et le gouvernement AGP Boké-Économie: ouverture de la session budgétaire de la Commune urbaine AIP Côte d’Ivoire – AIP/ Législatives 2021 : le candidat du RHDP à Dualla-Massala appelle à l’union des cadres AIP Côte d’Ivoire-AIP/Inter/Kamala Harris : La première vice-présidente des Etats-Unis (Portrait) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ CEI : des commissaires centraux issus de l’opposition réintègrent l’institution ATOP LE CHEF DU GOUVERNEMENT APPELLE LA POPULATION A SA RESPONSABILITE

Domingo de Tina/ Madrinha do evento promete ajudar a elevar direitos de pessoas com deficiência


  4 Décembre      19        Société (27498),

   

Bissau, 04 dez 20 (ANG) – A madrinha do 22º aniversário do Programa Domingo de Tina, da Radiodifusão Nacional(RDN), declarou esta sexta-feira a sua disponibilidade de contribuir para a elevação dos direitos das pessoas com deficiência no país.

Ana Muscuta Turé que falava hoje na cerimónia de comemoração do 22º aniversário de Programa Domingo de Tina, considerou de ímpar o gesto da Comissão Organizadora do evento por ter incluin
do pessoas com deficiência nessa comemoração, acrescentando que é a única maneira de contar com pessoas com deficiência e de as fazer descobrir os seus plenos potenciais.

Muscuta Turé encorajou as pessoas com deficiência a andarem de mãos dadas para mostrar ao mundo que têm pleno potencial.

Pediu aos participantes para procurarem sempre apreender algo que possa mudar as suas vidas.

Agradeceu a Rádio Nacional pelo escolha dessa temática, que para ela, faz todo o sentido na sociedade guineense, uma vez que ainda existem famílias que ainda não compreendem o efeito da deficiência.

“Há famílias que não tomam a deficiência como assunto sério para a sociedade. Estas famílias têm de ser sensibilizadas, e uma das formas de as sensibilizar passa por trabalhar juntos com pessoas portadoras de deficiência e quando essas contarem as suas experiências às famílias vão perceber e deixarão de matar seus familiares porque nasceram com certa deficiência”, frisou.

Em representação do Secretário de Estado de Comunicação Social, Malam Mané agradece o empenho da RDN na divulgação de mensagens de proximidade, acrescentando que é bom passar as culturas para a geração vindoura.

Em nome do Diretor da RDN, Lassana Camará disse que o programa representa para a direção desse órgão um empenho na promoção da cultura guineense.

Acrescentou que a Tina é um ato de cultura que só se pratica na Guiné-Bissau , e que a RDN como um órgão público se orgulha por poder resgatar esse instrumento.

Camará defendeu que nos grupos de Tina não devem estar somente pessoas sã, mas também pessoas com deficiência.

Segundo a Presidente da comissão organizadora, Filomena Tavares a iniciativa visa a sensibilização das populações sobre uma nova abordagem sobre as pessoas com deficiência, que valorize as suas actividades e produções artística e artesanais .

O Programa Domingo de Tina foi criado a 6 de Dezembro de 1998, no período do conflito político-militar de 7 de junho com objetivo de animar a população durante o cessar fogo fazendo-as reviver as actuações de grupos de mandjuandades.

As comemorações dos 22 anos do Programa Domingo de Tina que se inicia hoje vai decorrer durante três dias, sob o lema: “Anôs Nô Pudi”, com realização de palestras, festival “Mandjuandade e Inclusão das Pessoas com Deficiência” e distinção de diferentes personalidades com diploma de mérito e título póstumo pelos seus contributos para a afirmação da música de Tina.

Dans la même catégorie