MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

EFAG: Associação aposta em ginástica rítmica, acrobacia e ballet como novas modalidades desportivas


  6 Janvier      45        Sport (12730),

 

Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – A Escola de Futebol de Achada Grande (EFAG) vem há quatro anos desenvolvendo diversos projectos nas áreas pedagógica, social e cultural, mas é apostando em novas modalidades desportivas que se tem destacado nas comunidades.
Ginástica rítmica, acrobacia, ballet e o futebol, são as modalidades que têm promovido o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em Achada Grande, zona subúrbio da Praia.
A actual presidente da associação, Mia Luz, em entrevista à Inforpress, confidenciou que a modalidade de ginástica rítmica, desenvolvida há um ano, já arrecadou algumas medalhas de ouro em competições regionais.
“E tem estado a ser muito importante para a nossa comunidade, sendo que já atingimos o número de 80 meninas e alguns rapazes, que também têm demonstrado interesse pela modalidade” precisou, acrescentando também que o objectivo é trabalhar a temática do empoderamento feminino e melhorar a imagem da comunidade de Achada Grande Frente.
Esta responsável ressaltou que apesar de estar numa fase inicial do projecto, o ballet e a acrobacia têm garantido bons resultados no desenvolvimento do desporto nacional.
Questionado sobre os constrangimentos e desafios desta associação sem fins lucrativos, Mia da Luz apontou a sustentabilidade financeira e a falta de uma sede própria como um dos maiores entraves desde a fundação da EFAG.
A este propósito, a responsável fez saber que o espaço que actualmente alberga crianças e jovens da comunidade é alugado e nem sempre é possível contar com a boa vontade das pessoas.
“São mais de 400 crianças num espaço reduzido que neste momento dependem da boa vontade de outras instituições, como o agrupamento da Escola Secundária e o EBI da Comunidade de Achada Grande Frente para os treinos de futebol, ginástica rítmica, acrobacia e ballet”, informou.
De acordo com a mesma fonte, o tempo de treinamento é pouco, o que tem motivado a desistências de muitos jovens.
Mia Luz garante que a associação já enviou vários pedidos junto da autarquia local, mas continuam sem respostas.
A Escola de Futebol de Achada Grande apoia nos projectos Banco de Acesso à Cultura da Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, e em áreas como fotografia, pintura, desenhos, artesanatos com criação de bijuterias, designer e customização de t-shirts, aulas de leitura, língua e informática, para além do acompanhamento escolar das crianças das comunidades de Achada Grande Frente, Achada Grande Trás, Jamaica e arredores.
A presidente diz que a associação quer promover o desenvolvimento desportivo, recreativo e cultural da comunidade, operando em áreas comunitárias, formando jovens e em particular na promoção do desenvolvimento humano.

Dans la même catégorie