AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Eleição na FFGB/Colectivo de cinco candidatos reafirma “frente única” para salvar o futebol nacional


  8 Septembre      31        Sport (12593),

 

Bissau,08 Set.20(ANG) – Os cinco candidatos à liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), reafirmaram fazer uma “frente única ”, na eleição agendada para o próximo dia 30 de setembro com base no acordo assinado há dois meses “para salvar o futebol guineense”.

Em conferência de imprensa realizada hoje, os cinco candidatos nomeadamente Fernando Tavares(Bené), Benelívio Nancassa Insali, Paulo Mendonça, António Patrocínio e Mutaro Bari foram unânimes em reafirmar a criação de um pacto que dizem ser para o bem do futebol nacional.

Na ocasião, Fernando Tavares denunciou o que diz ser  manobras estranhas da Comissão Eleitoral em pretender, de novo, realizar o escrutínio na sede da Federação de Futebol, situação que já tinha sido recusada pelo Alto Comissariado de luta contra o covid-19 há mais de um mês.

“De surpresa e sem que seja realizada nenhuma obra ou  alteração no espaço, temos informações que a Comissão Eleitoral voltou a fazer “finca pé” para que  o escrutínio seja realizado na sede da FFGB”, disse.

Aquele candidato afirmou que, de acordo com  informações de que dispõe os delegados ao congresso serão divididos num grupo de dez cada para entrar e votar, o que qualifica de “absurdo e inaceitável” .

“Uma outra situação triste para nós, é o facto de a Comissão Eleitoral aceitar continuar a fazer o seu trabalho na sede da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, com todos os aliciamentos  que sabemos que existem e por isso questionamos da independência e a verdade desportiva dessa Comissão Eleitoral”, disse.

Fernando Tavares acrescentou que tudo isso constitui  indicadores do início de uma  tentativa de subordinação à interesses obscuros e devidamente identificados no futebol guineense.

O candidato Paulo Mendonça reafirmou na coesão e união dos cinco candidatos com base no acordo já existente visando, entre outros, apoiar o candidato mais votado na eventualidade de houver a segunda volta na eleição marcada para o dia 30 de setembro.

“Após a decisão da FIFA em anular a eleição realizada no passado dia 8 de Agosto,  comprendemos essa decisão da maior entidade que gere o futebol mundial, que entenderam que houve alguma falha no processo.  Só temos que aceitar uma nova data em nome da transparência”, disse.

Por sua vez, António Patrocínio disse que, não obstante aceitarem a nova data para a eleição na FFGB, estão, por outro lado tristes, tendo em conta que a FIFA está a ocupar um lugar indevido no futebol guineense, porque deixou de ser parceiro privilegiado para o dono do futebol nacional.

Disse que os dirigentes do futebol guineense devem saber pensar e andar com os seus próprios pés na base de competència e verdade.

Para o candidato Benelívio Nancassa Insali , a direcção cessante da FFGB, ciente da mudança que irá ocorrer na FFGB enveredou-se por tentativas de adiamento do processo eleitoral.

 “Penso que já existe  mudança na FFGB, e será confirmada na eleição do dia 30 de setembro”, reafirmou Benelívio Insali.

O Comité Executivo cessante da FFGB anunciou na semana passada em conferência de imprensa a data de 30 de setembro do ano em curso para a realização de novas eleições na organização “conforme a recomendação  da Federação Internacional de Futebol(FIFA).

Na eleição em que participou parte dos associados e clubes filiados na FFGB, decorrida no dia 08 de Agosto, Fernando Domingos Tavares(Bené) havia sido eleito presidente da FFGB, acto que acabaria por ser anulado por decisão da FIFA

Dans la même catégorie