MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre) APS SENEGAL-SOCIETE / Plaidoyer pour que le 26 septembre soit déclaré jour férié ANP Lutte contre la délinquance financière : Près de 43 milliards de CFA recouvrés par la CoLDEFF à la date du 19 avril APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar

Eleições/Terceiro dia de recenseamento eleitoral marcado por ausência de Mesas em muitas localidades da capital Bissau


  12 Décembre      49        Politique (25319),

 

Bissau, 12 Dez 22 (ANG) – O terceiro dia dos trabalhos do recenseamento eleitoral, está a ser marcado por certas irregularidades, dentre as quais a ausência de mesas em muitas localidades da capital Bissau.
Durante a ronda que a repórter da ANG efectuou hoje, às diferentes mesas de recenseamento da capital Bissau, inteirou-se que existem alguns locais onde habitualmente tinham mesas, mas que até o momento não existem.

Constatou-se ainda a ausência de mesas de recenseamento no Bairro de Achada, à frente da Direcção Geral de Viação, bem como nas mediações do Bairro de Cupelum e junto a escola 19 de Setembro em Bissau Velho, entre outros.

A repórter da ANG, constatou que, os membros da mesa de recenseamento que outrora eram quatro, desta vez foram reduzidos para três.

Em declarações prestadas a ANG, sobre a forma como estão a trabalhar, alguns membros da mesa, foram unânimes em apontar os primeiros dias de recenseamento como de fracasso.

Para o Presidente da mesa situada em Chão de Pepel Varela concretamente na Rua Angola, Alexandro Amadu Turé, disse que, no primeiro dia não conseguiram trabalhar por motivos técnicos e que no segundo dia conseguiram recensear 68 pessoas e já neste terceiro dia pretendem alcançar um número maior ainda.

Já para a secretária da mesa que situa na sede da UDIB, Vaia Uangna o recenseamento está a decorrer de forma normal e que no primeiro dia recensearam 15 pessoas, no segundo 64 e que no terceiro tudo indica que vão atingir um número maior devido fluxo das pessoas.

O Vice-Presidente da mesa que situa na Escola Che Guevara concretamente no Bairro de Pefine informou que, no primeiro dia conseguiram recensear 32 pessoas, no segundo atingiram 68 e que neste terceiro dia esperam atingir o número do segundo dia ou ultrapassa-lo.

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE) iniciou
no Sábado da 10 do corrente mês, o recenseamento eleitoral dos cidadãos guineenses a partir dos 18 anos para as eleições legislativas, ainda sem data, mas que deverão decorrer em 2023.

O recenseamento eleitoral, terá a duração de mais de três meses

Dans la même catégorie