APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau será inaugurada no dia 15 de Fevereiro – Governo


  8 Février      35        Diplomatie (1781),

 

Cidade da Praia, 08 fev (Inforpress) – A Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau, que terá como o primeiro embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, Camilo Leitão da Graça, será inaugurada no dia 15 deste mês.
A informação foi avançada este sábado à imprensa pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, depois de um encontro que manteve com o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e com o seu homólogo, Rui Figueiredo.
A enviada especial que foi portadora de uma mensagem pessoal do Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, para o Chefe de Estado cabo-verdiano, disse que aproveitou esta oportunidade para preparar a inauguração da futura Embaixada de Cabo Verde no seu país.
A mesma aproveitou para endereçar um convite ao seu homólogo Rui Figueiredo para que no decurso desta semana possa se deslocar a Guiné-Bissau para a inauguração dessa embaixada, que, a seu ver, demonstra um “marco importante” nas relações históricas, políticas e diplomáticas dos dois países.
Ainda no âmbito desta visita, informou que os dois países vão analisar as áreas em que poderão intensificar as suas cooperações.
“Cabo Verde tem uma vasta experiência no turismo, podemos aprender muito com Cabo Verde e nós temos também outras áreas que consideramos que podemos ser bons para Cabo Verde na troca de impressões e de valores”, enfatizou.
Guiné-Bissau, segundo a ministra, espera ainda conseguir uma posição concertada com Cabo Verde para que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) seja presidida por um país lusófono.
“Não podemos estar lá como membros espectadores, temos todo o direito enquanto membros de presidir à nossa comunidade, e realmente é uma posição que vamos manter e esperamos de Cabo Verde, uma vez que somos os dois únicos países lusófonos que fazem parte dessa comunidade regional, estarmos com posição concertada para fazer valer os nossos direitos como estados membros”, sublinhou.
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Rui Figueiredo Soares, considerou que esta delegação diplomata terá um “papel fundamental”, não só no fortalecimento das suas relações bilaterais, mas também na troca de experiências e na atracção de investimentos.
“Temos um mundo por explorar no fortalecimento das nossas relações e Cabo Verde, dentro das suas modestas possibilidades e com a experiência que acumulou ao nível do turismo, dos serviços e das tecnologias, de economia verde e azul, estará disponível para partilhar a experiência com a república irmã da Guiné Bissau e o povo da Guiné Bissau”, salientou.
O primeiro embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Cabo Verde residente na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça, foi empossado na sexta-feira, 05, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Rui Figueiredo Soares.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, anunciou na ocasião que no final deste mês vai deslocar-se à Guiné-Bissau para preparar a visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, segundo ele, está prevista para “breve”.

Dans la même catégorie