APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

Embaixador de Portugal destaca importância da cooperação bilateral no reforço da segurança marítima


  2 Février      31        Coopération (2242), Diplomatie (1779), Politique (25314),

 

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – O embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, destacou segunda-feira a importância da iniciativa Mar Aberto no reforço da cooperação bilateral entre os dois países e da segurança marítima no oceano atlântico.
O diplomata fez estas considerações durante a sua intervenção na apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos, pelo navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho”, que está em Cabo Verde desde 13 de Janeiro e que atracou no porto da Praia para dar continuidade a missão nos próximos dois dias.
António Albuquerque Moniz considerou que esta iniciativa constitui um contributo para a segurança marítima, defendendo, no entanto, a necessidade de se investir continuamente no reforço das capacidades navais.
Segundo o embaixador, a prontidão das Forças Armadas exige treino e formações constantes, pois, salientou, apenas assim se consegue alcançar níveis de proficiência capazes de constituírem resposta à multiplicidade de ameaças que os Estados enfrentam.
Defendeu, no entanto, a necessidade de Cabo Verde e Portugal apostarem na segurança marítima, lembrando que a segurança marítima não se faz apenas com meios navais e que o factor humano é de extrema importância na concretização dos objectivos.
“Estas missões constituem um contributo indispensável para a segurança marítima, pois sem conhecer os mares e os seus fundos não se pode navegar em segurança e a vertente científica é também ela de uma importância extraordinária”, realçou.
Por seu turno, o director nacional da Defesa de Cabo Verde, coronel Armindo Sá Nogueira Miranda, destacou o nível de relações de cooperação entre os dois países, tendo referido que a segurança marítima é uma área importante que o país tem dado especial atenção.
Realçou ainda as acções que vem sendo desenvolvidas no âmbito da cooperação no domínio da defesa e segurança marítima, entre os dois países por forma a tornar o corredor a atlântico cada vez mais seguro.
Por sua vez, comandante do navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho”, Calisto de Almeida, durante a apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos, no Mindelo disse que durante a missão nesta cidade foram realizadas acções de treinos e formação nas várias áreas.
A missão a Cabo Verde no quadro da iniciativa “Mar Aberto”, segundo explicou, prevê a realização de trabalhos científicos e do levantamento hidrográficos nas águas do território nacional e contribuir para o esforço integrado de obtenção de conhecimentos situacional marítimo de desenvolvimento marítimo e segurança cooperativa da comunidade internacional na região central do oceano Atlântico.
“Nesta missão, para além da plataforma Almirante Cago Coutinho em si, trouxemos a lancha hidrográfica mergulhão, botes com capacidade de efectuar levantamentos hidrográficos. Em termos de recursos humanos, temos connosco a guarnição que é a plataforma em si, e apoio as equipas embarcadas com 36 militares, trouxemos um acréscimo da capacidade médica hidrográfica, de mergulho e militar”, avançou, lembrando que o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa é a entidade responsável pela cartografia náutica do arquipélago de Cabo Verde.
Conforme adiantou, nos próximos dois dias serão dados seguimentos às atividades no contexto de cooperação no domínio da defesa e realização de levantamentos hidrográficos em baías e costeiras, na cidade da Praia.

Dans la même catégorie