INFORPRESS Futebol/Santo Antão Norte: Clubes reafirmam-se sem condições para realizar competições INFORPRESS Brava: Buscas para encontrar corpos dos pescadores desaparecidos no mar continuam suspensas INFORPRESS Presidência encerra X Semana da República com sentimento de ter incentivado mensagem de união e confraternização INFORPRESS Jorge Santos perspectiva para finais de Janeiro a retoma do Parlamento Pan Africano INFORPRESS Santo Antão: População de Santa Isabel preocupada com “mau estado” de caminho vicinal INFORPRESS MpD destaca o trabalho das Igrejas na sociedade para o desenvolvimento do País INFORPRESS Boa Vista: PAICV vai propor museu na casa onde nasceu Aristides Pereira em Fundo de Figueiras APS CORONAVIRUS : 6 DÉCÈS ET 267 NOUVELLES INFECTIONS, UNE PROPAGATION TOUJOURS DIFFUSE APS LOUISE MUSHIKIWABO À DAKAR LE 26 JANVIER POUR LE LANCEMENT D’UN PORTAIL SUR L’ÉGALITÉ FEMME-HOMME. GNA Allow the President to take decisions-Prince Mba tells Think-tanks and Communicators

Ensino/Conaiguib exige início das aulas na Universidade Amílcar Cabral e Liceu Atadamum


  2 Décembre      9        Education (4120),

   

Bissau, 02 Dez 20 (ANG) – O Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (Conaiguib),afirmou hoje estranhar o porque do não início do ano lectivo 2020\21 nas duas instituições educativas do país, nomeadamente a Universidade Amílcar Cabral e o Liceu Atadamum, já la vão dois meses deste o início das aulas.

Bacar Darame que falava numa conferência de imprensa  sobre a situação vigente nestas duas escolas, disse que na Universidade Amílcar Cabral (UAC), até hoje, os resultados do segundo período do ano lectivo 2019\20 não foram publicados, para  permitir o começo de um novo ano escolar.

Acrescenta à propósito que não se sabe  para quando a resolução deste problema .

“Apesar de muitas diligências da Associação Académica da instituição e a Secretaria de Estado da Investigação Científica, e da própria Reitoria da UAC ,até a data presente não há uma resposta concreta sobre para quando o início das aulas “,explicou.

Darame pede ao ministro da Educação, enquanto tutela do sector para não ficar em silêncio em relação a essa situação.

Falando do Centro Escolar Atadamum igualmente parado há dois meses, o Presidente da Conaiguib lamentou que, por causa de um deferendo entre a direcção da escola e os docentes, os alunos estão a ser penalizados.

Acrescenta que o ministro da Educação já produziu  um despacho que destitui todo o corpo directivo daquela instituição.

Segundo Darame essa medida do ministro da Educação não foi entretanto respeitada, apesar de haver um entendimento que permitiu com que os alunos concluissem o ano lestivo 2019/2020.

 “O problema é que até hoje não há uma lista nominal dos alunos  que dá sinal de que um novo ano lectivo vai iniciar neste ou naquele dia e já estamos no mês de Dezembro, em que praticamente só se estuda três semanas no máximo devido as festas do Natal e do Ano Novo”, disse.

Aquele responsável afirmou que, o mais agravante de tudo isto é que a direcção está a tentar sancionar os dirigentes da associação dos alunos por estes  terem estado a reclamar os seus direitos.

Bacar Darame avisou  que, se a situação destas duas instituições educativas não for resolvida vão fazer uma vigília em conjunto com as Associações das duas entidades e não só, a frente do Ministério da Educação numa data a indicar .

Afirmou que a razão do não inicio das aulas nestas instituições  tem a ver, por exemplo na UAC com o não  pagamento de 8 meses de salário aos professores,  que recusam entregar as fichas de avaliações.

“É inconcebível  que num Estado como da Guiné-Bissau onde uma entidade privada consegue segurar o funcionamento das Universidades Privadas e o Estado  não o consegue fazer numa unica Universidade pública. É lamentável”, disse .

Segundo Darame, no Centro Escolar Atadamum a situação tem a ver com a gestão participativa ou seja os subsídios e outras regalias dadas aos professores, bloqueada pela direcção da escola e por não terem acesso a isso levou ao  bloqueio das aulas”.

Dans la même catégorie