APS SENEGAL-ECONOMIE-LEGISLATIONS / Des journalistes sensibilisés sur les mécanismes alternatifs de règlement des litiges économiques et financiers AIB Burkina : 2024, une année d’espoir pour la reconquête totale du territoire. MAP Sénégal: démantèlement de nombreux sites d’orpaillage dans l’Est du pays MAP Présidentielle au Sénégal: la date du 2 juin a été proposée après examen de toutes les contraintes (ministre de l’Intérieur) MAP Nairobi: Participation active du groupe OCP à l’ANUE-6 MAP Afrique du Sud: trois morts dans une fusillade à Johannesburg (police) MAP Burkina : 2024, une année d’espoir pour la reconquête totale du territoire (ministre) MAP Soudan: La Mission onusienne achève son retrait MAP Le président nigérian inaugure la deuxième ligne du train urbain de Lagos MAP Sénégal: création d’un front commun pour la tenue de la présidentielle avant le 2 avril

Ensino/Secretária de Estado do Ensino Superior reconhece a falta de condições no sector


  28 Novembre      38        Education (7070),

 

Bissau, 28 Nov 23 (ANG) – A secretária de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica reconheceu a falta de condições necessários no sector, provocadas pelas “instabilidades políticas” vivido no país.

De acordo com a informação publicadas na página oficial do Ministério da Educação Nacional no facebook, indicam que estas situações não têm ajudado os trabalhos de consolidação do sector do ensino superior.
O reconhecimento da Secretária de Estado do Ensino Superior Investigação Científica foi tornada publica no final de um encontro tido recentemente com a Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guine-Bissau (CONAGUIB), que serviu para analisar a evolução do caderno reivindicativo entregue ao Ministro da educação cessante.

Na ocasião, Hortência Francisco Cá reconheceu as dificuldades em resolver os problemas do ensino superior, alegando as instabilidades políticas que o país tem vivido nos últimos anos.

“Apesar dessa situação de dificuldades com que deparam, estamos a trabalhar para as melhorá-las”, garantiu.

Em relação a falta de docentes, informou que está em curso os trabalhos para colmatar a insuficiência dos docentes com vista a colocação dos professores e harmonização do currículo do ensino superior e da situação da propina mensal, que diz não pode ultrapassar cinquenta por cento do salário minimo nacional.

Hortência Francisca Cá prometeu igualmente encontrar soluções, relativamente a informações que recebeu da parte da direcção da CONAIGUIB, segundo as quais os estudantes guineenses no estrangeiro sofrem de tratamento desigual.

O Coordenador do CONAGUIB para Área do Ensino Médio, Serifo Baldé disse que o encontro visa inteirar do andamento do caderno reivindicativo entregue ao ministro cessante sobre a situação do ensino superior.

Na ocasião, Serifo Baldé aproveitou para transmitir à a responsável do ensino superior algumas preocupações inerentes ao ensino superior, nomeadamente a situação de contratação dos professores, a disparidade verificada a nível do currículo escolar e a inexistência dos estatutos da Universidade Amilcar Cabral, bem como a falta de bibliotecas e salas de informática nas instituições universitárias do país, entre outros preocupações apresentadas.

Por outro lado, disse que é inaceitável manter o funcionamento das instituições do ensino superior sem as condições necessárias em pleno século XXI.

Dans la même catégorie