MAP Afrique du Sud: la banque centrale maintient le taux directeur à 8,25% MAP Football féminin (U20): le Maroc s’impose largement face au Botswana en amical (6-0) Inforpress Cabo Verde acolhe oitava edição do Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO Inforpress África precisa de “forte investimento” na educação dos jovens que pode ser a “mola propulsora” da transformação do continente – PR Inforpress Primeiro-ministro apresenta vantagens de investimento em Cabo Verde no Fórum de Nova Iorque Inforpress Santo Antão: Experts mundiais em turismo da natureza esperados na ilha para debater diversificação turística em Cabo Verde Inforpress Portugal: Júnior Fernandes prepara-se para Mundial de Remo mas dificuldades financeiras persistem Inforpress Música: Cantora cabo-verdiana Teté Furtado lança no mercado single “Bida piscador” Inforpress Ministro “satisfeito” com resultados das políticas implementadas nos sectores ambiental e agrário Inforpress Índice de Preços do Comércio Externo: Preços dos Produtos Importados cai 0,3 % em Agosto de 2023

entrega computadores à Vara Crime do Ministério Público


  4 Novembre      21        Education (6842),

 

Bissau,04 Nov 21(ANG) – O Procurador Geral da República(PGR) procedeu hoje a entrega de cinco computadores e cinco impressoras à Vara Crime do Ministério Público, no âmbito da distribuição de mais de uma centena de equipamentos informáticos aos diferentes serviços afectos aquela instituição.

No acto da entrega dos materiais, o Procurador Geral da República disse que apesar dos esforços empreendidos pelo governo para colmatar as dificuldades das instituições de Estado, o Ministério Público continua a carecer de meios para cumprimento cabal da sua missão.

Disse que, daí a razão de encetarem vários contactos com os parceiros e que deram frutos.

Fernando Gomes referia-se a Embaixada da República Popular da China que doou oito computadores e seis impressoras e da contribuição do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras(Portugal), Isaltino Morais que ofereceu 52 computadores e 29 impressoras.

“São estes materiais que estamos agora a afectar aos diferentes serviços do Ministério Público à começar pela Vara Crime. Em seguida vamos entregar as outras na Vara Laboral, Familia e Menores, Vara Cível, Comercio, Execução de Penas, assim como em todas as estruturas regionais.

Fernando Gomes sublinhou que a preocupação de sua direcção é no sentido de melhorar o desempenho dos magistrados.

“Isso para nós é muito importante porque os cidadãos reclamam, com razão, devido a morosidade dos processos tendo em conta que têm os seus direitos de exigir uma justiça célere e nós temos que ser capazes de dar-lhes respostas satisfatórias”, salientou.

Adiantou que, com as carências que a instituição enfrenta., torna-se impossível esse desiderato, tendo questionado de como um magistrado pode trabalhar sem meios informáticos.

“Na verdade todos os serviços do Ministério Público sem exepção, carecem de meios informáticos”, afirmou.

Por sua vez, o magistrado e coordenador-adjunto da Vara Crime, Francisco Lopes disse que, esse “gesto pequeno” irá contribuir para que haja mais celeridade nos processos.

Afirmou que as contribuições, em materiais informáticos, vão ajudar na celeridade das audiências.

“Estamos a falar de uma Vara Crime que actualmente conta com mais de mil processos”, disse Lopes, frisando que para os magistrados é um pouco complicado dar respostas, mas promete que vão redobrar esforços para responder as demandas das populações.ANG/ÂC//SG

 

Dans la même catégorie