AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro quer colaborar com Universidade de Cabo Verde


  10 Juin      64        Education (1283), justice (233),

 

Cidade da Praia, 10 Jun (Inforpress) – A Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro quer colaborar com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com vista ao reforço das competências dos alunos e dos professores da Uni-CV.
Esta informação foi dada à Inforpress pelo Coordenador do Curso de Direito da Uni-CV, Emanuel Sousa, após um encontro entre a universidade e uma delegação da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que se encontra em Cabo Verde.
“Desse encontro saiu a possibilidade de estabelecermos uma boa parceria. A Escola de Magistratura do Rio de Janeiro é uma escola já com largos anos de experiência. É a mais antiga de magistratura do Brasil e tem uma excelente biblioteca. Ministram vários cursos”, disse.
Segundo este responsável, uma possível parceria seria para a Uni-CV “de suma importância”, pelo facto de permitir o intercâmbio entre professores, aulas conjuntas e conferências, entre outras actividades que permitirão à comunidade académica conhecer e tirar proveito das mais-valias, “que são muitas”, que essa escola já tem.
Da parte da delegação brasileira, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, actual directora da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que a ideia que os moveu a vir a Cabo Verde e à Uni-CV foi justamente porque acreditam que a universidade é um lugar de expansão de democracia e principalmente de fortalecimento da cidadania.
“E como é que você fortalece a cidadania? Quando você torna mais transparente o ensino do Direito quando você consegue fazer com que os estudantes de Direito trabalhem casos concretos. Porquê? Porque eles vão sair advogados melhores, juízes melhores e profissionais, de um modo geral, de sistemas de justiça melhores”, acrescentou.
Esta escola que, segundo a sua directora, quer passar para a Universidade de Cabo Verde aquela experiência que adquiriu durante os seus 30 anos de existências, fornecendo vários cursos de formações abertas a outros operadores e sistema de justiça que não são necessariamente magistrados.
“Temos, por exemplo, um curso de especialização em direito público e privado que demora três anos e esse curso é um curso que já existe há 30 anos e dá aos alunos um diploma de especialistas nessa área”, continuou exemplificando.
Cristina Tereza Gaulia defendeu ainda que a Justiça melhora na medida em que os juízes e as juízas, os magistrados, de um modo geral, trabalham a realidade social e não somente aquilo que consta nos manuais de direito.

Dans la même catégorie