MAP Hasna Ammar, une militante infatigable pour l’autonomisation des femmes rurales à Aoufous AIP Législative 2021: Démarrage du dépouillement des votes à San-Pedro AIP Législatives 2021 : Koné Kafana se réjouit du bon déroulement du scrutin à Yopougon AIP Législatives 2021: Les bureaux de vote d’Abobo ferment leurs portes AIP Législatives 2021: Des urnes brûlées à Gomon AIP Législatives 2021: Un scrutin relativement apaisé à Port-Bouët malgré quelques incidents AIP Législatives 2021 : scrutin paisible à l’intérieur du pays AIP Législatives 2021 : Angustin Thiam et prône le fairplay MAP Béni Mellal-Khénifra: Création de « clubs du dialogue et de la coexistence » dans plusieurs établissements d’enseignement AIP Législatives 2021: les bureaux de vote ont fermé à Dimbokro

Escritor destaca robustez na democracia cabo-verdiana mas aponta fragilidades na cultura cívica


  10 Février      16        Politique (15723),

   

Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – O professor e escritor cabo-verdiano Leão de Pina destacou a robustez da democracia em Cabo Verde, mas apontou fragilidades na cultura física, numa análise baseada num estudo científico.
Leão de Pina fez esta declaração terça-feira à Inforpress, à margem do lançamento da obra “Cultura Política, Valores Cívicos e Cidadania Democrática: entre a adesão formal e o embaraço cultural”, que aconteceu na Biblioteca Nacional.
Conforme apontou, esta é uma obra de teor académico, resultado de uma investigação científica em que “a preocupação global é com a vida democrática” em Cabo Verde, através da perspectiva da cultura política, dos valores cívicos e da cidadania democrática.
Explicou que a intenção foi perceber numa perspectiva mais descentralizadora da análise política, “focando naquilo que é a cultura, os valores”, os sentimentos que o cidadão comum cabo-verdiano tem cultivado e absorvido no que concerne ao sistema e à vida democrática.
“Especialmente, concerne aquilo que seria seu conhecimento, as atitudes que tem na sua relação com os actores e instituições políticas, mas também com a sociedade civil”, assinalou o investigador.
Partindo desse pressuposto, Leão de Pina avançou o autor da obra, “percebe-se visivelmente o robusto da democracia em Cabo Verde”, fruto da assunção das normas, valorização de princípios ligados ao voto e a alternância política.
Entretanto, revelou, analisando um conjunto de aspectos que têm a ver com a vida do cidadão comum no seu quotidiano, na sua relação com os sistemas político democrático, especialmente a forma como ele vê, “há um lado mais deficitário” da cultura política e cívica nacional.
“A hipótese de conclusão é que temos uma democracia robusta do ponto de vista institucional, mas ainda é muito frágil do ponto de vista da cultura cívica, da participação regular dos cidadãos”, atestou.
A obra faz uma descrição e análise das tendências dominantes da cultura política nacional e a indicação de algumas das suas implicações para o reforço da sociedade civil, a inserção dos cidadãos na esfera pública e a consolidação da cultura cívica, no quadro do sistema político democrático.
O trabalho resulta de um estudo levado a cabo pelo autor, Leão de Pina, e que lhe valeu o Prémio Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, em 2011, na categoria de Melhor Estudo Científico.

Dans la même catégorie