MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Escritor destaca robustez na democracia cabo-verdiana mas aponta fragilidades na cultura cívica


  10 Février      25        Politique (25163),

 

Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – O professor e escritor cabo-verdiano Leão de Pina destacou a robustez da democracia em Cabo Verde, mas apontou fragilidades na cultura física, numa análise baseada num estudo científico.
Leão de Pina fez esta declaração terça-feira à Inforpress, à margem do lançamento da obra “Cultura Política, Valores Cívicos e Cidadania Democrática: entre a adesão formal e o embaraço cultural”, que aconteceu na Biblioteca Nacional.
Conforme apontou, esta é uma obra de teor académico, resultado de uma investigação científica em que “a preocupação global é com a vida democrática” em Cabo Verde, através da perspectiva da cultura política, dos valores cívicos e da cidadania democrática.
Explicou que a intenção foi perceber numa perspectiva mais descentralizadora da análise política, “focando naquilo que é a cultura, os valores”, os sentimentos que o cidadão comum cabo-verdiano tem cultivado e absorvido no que concerne ao sistema e à vida democrática.
“Especialmente, concerne aquilo que seria seu conhecimento, as atitudes que tem na sua relação com os actores e instituições políticas, mas também com a sociedade civil”, assinalou o investigador.
Partindo desse pressuposto, Leão de Pina avançou o autor da obra, “percebe-se visivelmente o robusto da democracia em Cabo Verde”, fruto da assunção das normas, valorização de princípios ligados ao voto e a alternância política.
Entretanto, revelou, analisando um conjunto de aspectos que têm a ver com a vida do cidadão comum no seu quotidiano, na sua relação com os sistemas político democrático, especialmente a forma como ele vê, “há um lado mais deficitário” da cultura política e cívica nacional.
“A hipótese de conclusão é que temos uma democracia robusta do ponto de vista institucional, mas ainda é muito frágil do ponto de vista da cultura cívica, da participação regular dos cidadãos”, atestou.
A obra faz uma descrição e análise das tendências dominantes da cultura política nacional e a indicação de algumas das suas implicações para o reforço da sociedade civil, a inserção dos cidadãos na esfera pública e a consolidação da cultura cívica, no quadro do sistema político democrático.
O trabalho resulta de um estudo levado a cabo pelo autor, Leão de Pina, e que lhe valeu o Prémio Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, em 2011, na categoria de Melhor Estudo Científico.

Dans la même catégorie