AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

esidente do Comité Olímpico Internacional visita Cabo Verde próxima segunda-feira


  5 Novembre      16        Sport (12592),

 

Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) – O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, visita Cabo Verde na próxima segunda-feira, 11, no quadro de um périplo pelos países africanos, a fim de se inteirar do trabalho desenvolvido pelos comité olímpicos nacionais.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) considera que a visita de Thomas Bach a Cabo Verde “deve-se ao facto, do presidente ficar impressionado com a dinâmica” desta organização cabo-verdiana nos últimos anos, “mesmo com uma equipa tão pequena e, que tem aproveitado enormemente dos programas da Solidariedade Olímpica, para concretizar projectos de sucesso e de renome internacional”.

A visita de um dia será aproveitada ao máximo para contactos com agentes desportivos do país, nomeadamente o Comité Olímpico Cabo-verdiana, federações, atletas bolseiros da Solidariedade Olímpica.

Thomas Bach terá ainda encontros com as mais altas autoridades nacionais, designadamente o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, e ainda o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.

De acordo com a programação, Thomas Bach inicia a sua visita pela sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano, às 14:30, segue-se à Câmara Municipal da Praia, pelas 15:00, e ao primeiro-ministro e ministro do Desporto pelas 15:30.

Ainda no mesmo âmbito o presidente da maior organização desportiva mundial estará presente num grande evento “Desporto para a vida”, que terá lugar no Estádio da Várzea, pelas 16:15, com crianças das escolas da cidade da Praia, que irão praticar diversas modalidades desportivas, acompanhados por atletas olímpicos, professores de educação física e agentes comunitários.

Uma recepção pelo Presidente da República às 17:45 marca o encerramento desta visita.

Esta será a segunda vez que Cabo Verde recebe um presidente da maior organização desportiva do mundo, “facto que orgulha a toda a comunidade desportiva nacional e principalmente o Comité Olímpico Cabo-verdiano”.

A primeira visita de um presidente do Comité Olímpico Internacional a Cabo Verde, neste caso, Juan Antonio Samaranch, teve lugar em 1994, ainda quando o Comité Olímpico Cabo-verdiano era presidido por Antero Barros.

O Comité Olímpico Internacional é uma organização que congrega 206 países em todo o mundo e que tem como missão proteger e valorizar o Movimento Olímpico, além de organizar o maior evento desportivo do mundo, os Jogos Olímpicos.

O Comité Olímpico “regozija-se enormemente com a visita do presidente Thomas Bach, confiante do trabalho que tem desenvolvido em prol do Movimento Olímpico, no País e em toda a África”.

Dans la même catégorie