ABP Les condoléances du maire de N’Dali aux parents des victimes péries dans l’incendie d’un camion ABP Salimane Karimou lance la rentrée scolaire 2020-2021 à Pobè ABP Le rapport d’activité du maire de Natitingou adopté à l’unanimité ABP Reprise des classes couplée avec opérationnalisation des cantines scolaires dans l’Atlantique ANG Brexit/Acordo de Saída deve ser concretizado e não renegociado – Bruxelas ANG Eleição na FFGB/Paulo Mendonça desiste da corrida à presidência da organização ANG Covid-19/OMS vai disponibilizar 120 milhões de testes rápidos para países pobres ANG Luta contra raiva/ Direcção Geral de Veterinária apela a população para vacinar seus animais de estimação ANG EUA/Supremo e Covid-19 no centro do primeiro debate entre Biden e Trump ANG Cooperação/Novo embaixador de Portugal reitera o empenho do seu país para aprofundar a cooperação entre os dois países

Estação Terminal de Cabo Submarino representa a “forte aposta” na transformação digital do País – primeiro-ministro


  12 Août      18        Société (23187),

   

Cidade da Praia, 12 Ago (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que a construção da Estação Terminal de Cabo Submarinos, onde ficará alojado o projecto EllaLink, representa uma “forte aposta” na transformação digital do País.

Ulisses Correia e Silva, que falava no acto de lançamento oficial do projecto, situado em Achada Grande Frente, considerou que “investimentos desta natureza”, pelo seu impacto, tem um “valor acrescido”, independentemente do contexto que for, mas que ganha uma relevância maior por acontecer neste momento da covid-19.

Segundo o chefe do Executivo cabo-verdiano, esta aposta no digital tem que continuar a ser feita com “muita convicção e determinação”, com o objectivo de criar condições para alavancar, “ainda mais”, a economia e todos os serviços que essa transformação pode proporcionar ao País.

“Enquadra-se perfeitamente na agenda estratégica de desenvolvimento sustentável que temos em curso”, observou, considerando que este investimento vai ter uma contribuição muito forte na economia cabo-verdiana.

O primeiro-ministro acrescentou que a construção desta estação, cujas obras arrancam na próxima segunda-feira, 17, representa também a aposta do Governo em dar “saltos qualitativos” em termos de infra-estruturas de telecomunicações e de internet.

Ulisses Correia e Silva reiterou, na ocasião, a intenção de transformar Cabo Verde numa Plataforma Digital de Serviços e uma referência em África e no Atlântico Médio, através de um ecossistema favorável, que integram componentes como desenvolvimento de competências humanas, fomento empresarial, capacidade de investimento, exportação de serviços e um Estado eficiente.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Cabo Verde Telecom, João Domingos Correia, disse que com o investimento em cabos submarinos internacionais está a se construir a “auto-estrada” que liga o País ao mundo e reduzir os constrangimentos da insularidade.

Para João Domingos Correia, depois dos cabos “Atlantic 2” e do “WACS”, a ligação do EllaLink se enquadra dentro da estratégia do Governo da transformação digital do arquipélago e na promoção do desenvolvimento económico.

Por outro lado, avançou que o EllaLink, para além de permitir a segurização da conectividade do arquipélago, tem o potencial para a venda de capacidades e conteúdos que podem ser produzidos em Cabo Verde.

“Podemos frisar que já se vendeu, ainda antes de o projecto ser concluído, parte da capacidade que dispomos”, informou João Domingos Correia.

O Sistema EllaLink é um cabo submarino de fibra óptica de última geração, projectado para atender à demanda de tráfego entre a Europa e a América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da região da CEDEAO, a partir de Cabo Verde.

O projecto, que inclui a construção da Estação Terminal de Cabo Submarinos numa área de 105 por 25 metros quadrados, está orçado em 30 milhões de dólares, financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), no montante de 25 milhões de dólares, com o aval do Governo de Cabo Verde.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie