NAN Nigerian-British actor John Boyega to star in Netflix original crime thriller” The Formula” ANP Le Président de la République préside la réunion du Conseil national de sécurité ANP Plus de 1,5 milliards de CFA de don du Japon au Niger, objet d’un échange de notes entre les autorités des deux pays GNA Western Region welcomes re-nomination of Darko-Mensah as minister-designate GNA Two Shama fishing communities petition MP, DCE over water crisis GNA Election Petition: Petitioner ordered to file witness statement by Wednesday GNA Let’s inspire our children to observe COVID-19 protocols – Dr Otoo GNA Ghana requires reliable data to achieve SDG three INFOPRESS Obras do Porto do Maio concluídas até final do ano – primeiro-ministro INFOPRESS Porto Novo: Agricultores em Lagoa da Ribeira das Patas reivindicam execução de furo para água de rega

Estado de saúde do autarca de Santa Catarina continua inalterado – fonte HAN


  23 Décembre      18        Santé (8720),

   

Cidade da Praia, 23 Dez (Inforpress) – O estado de saúde do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Beto Alves, encontrado com uma bala na cabeça, na sua residência, na madrugada de hoje, continua inalterado, segundo fontes do Hospital Agostinho Neto.

José Alves Fernandes, conhecido por Beto Alves, encontra-se internado em estado crítico e correndo risco de vida, conforme adiantou em conferência de imprensa, ao início da tarde, o director clínico do Hospital Agostinho Neto, Victor Costa.

De acordo com o médico, o autarca sofreu uma lesão por arma de fogo na região temporal esquerda, que lhe provocou “traumatismo crânio encefálico grave” e pelos sinais observados, afirma que tudo indica que o “teria sido feito a muita curta distância”.

Os serviços hospitalares, avançou o director, estão a trabalhar no sentido de “reverter esta situação muito preocupante”.

Já no período da manhã, face à natureza da lesão, foram feitos todos os exames necessários que confirmaram a gravidade da situação e um prognóstico “muito reservado”.

“A Tomografia Axial Computorizada (TAC), realizada numa clínica privada, confirma essa lesão por arma de fogo, com fracturas e também com lesões intraparenquimatoso, portanto a nível do cérebro, com hemorragias que se transforma numa situação muito reservada e prognóstico muito reservado para vida do paciente”, explicou.

Victor Costa adiantou ainda que a equipa de neurocirurgia já discutiu e continua a debruçar-se sobre a situação para determinar a melhor conduta, tendo sublinhado que “se a situação permitir sinais que indicam para uma eventual cirurgia com sucesso” poderá o paciente ser submetido.

O clínico foi peremptório em afirmar que “até o momento não houve intervenções, dada à gravidade da lesão”, tendo colocado, de momento, fora de hipótese a transferência do paciente para o estrangeiro.

José Alves Fernandes foi encontrado baleado na madrugada de hoje na varanda da sua residência, um primeiro andar em Assomada.

De acordo com uma nota da autarquia, após o ocorrido, “de imediato”, o autarca foi conduzido ao Hospital Regional de Santiago Norte, para os primeiros procedimentos médicos e de seguida foi transferido para o Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, onde se encontra a receber cuidados especializados.

Numa primeira reacção a Polícia Judiciária (PJ) indicou que “tudo aponta tratar-se de uma tentativa de suicídio”. Entretanto a PJ adianta que as investigações vão continuar até o esclarecimento cabal do caso.

MJB/SR/JMV

Dans la même catégorie