MAP Stokvis Nord Afrique : Un résultat net négatif de 128,2 MDH en 2023 APS SENEGAL-MEDIAS-ECONOMIE / Le chef de l’Etat a décidé d’éponger la dette fiscale des entreprises de presse (CDEPS) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Bassirou Diomaye Faye promet un fonds de soutien à l’artisanat d’un montant de 5 milliards de francs CFA APS SÉNÉGAL-CAMPAGNE-PRESIDENTIELLE / Tambacounda: Aliou Mamadou Dia veut rendre les femmes économiquement autonomes APS SENEGAL-PECHE / Saint-Louis : du matériel de transformation de produits halieutiques remis à des groupements de femmes MAP Jeux africains d’Accra (taekwondo): Omayma Boumh offre une nouvelle médaille d’or au Maroc MAP La Namibie et la SADC renforcent leur coopération en matière de gestion coordonnée des frontières MAP Zimbabwe: baisse drastique de la production céréalière à cause d’El Nino (ministère) APS SENEGAL-EDUCATION-PRESIDENTIELLE / Les candidats invités à signer une charte pour ‘’une école de la réussite’’ APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Habib Sy relève l’“erreur“ du gouvernement de booster Diamniadio plutôt que Thiès

Estilista Djamila Pereira quer conquistar mercado europeu


  3 Août      119        Mode (32), Photos (4436),

 

Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – A estilista cabo-verdiana Djamila Pereira está a preparar a divulgação, em Portugal, da marca de t-shirts denominada “Africanitas, depois do lançamento oficial no Cabo Verde Fashion Week (CVFW) em 2019, realizado em São Vicente.
Em declarações à Inforpress, Djamila Pereira, que reside há nove anos em Portugal, disse que no momento está a trabalhar na divulgação nas redes sociais, apontando a chegada às passarelas lusas, e estabelecer a marca em  Cabo Verde e Angola como objectivos.
A marca “Africanitas”, que tem como base os padrões africanos e “Pano de Terra”, segundo a estilistas, é fruto das suas “vivências e paragens”, que passaram por Cabo Verde, onde nasceu, Brasil, onde estudou, Angola, onde viveu e Portugal, onde reside há sete anos.
“Estas paragens me deram também inspirações e cores. Mas o pano de terra de Cabo Verde sempre chamou a minha atenção, as cores dos tecidos africanos com os seus padrões lindíssimos, a nossa gente africana com o cabelo natural, em um dado momento, falou mais alto e fez vir ao de cima as Africanitas”, explicou.
“Africanistas”, explicou, são “t-shirts com silhuetas africanas, cabelo afro com uma tiara ou turbantes, sempre usando padrões africanos, adaptadas à preferência dos usuários.
“A criação é o momento mais divertido e intenso, pois, depois de pronta as peças, uso estes padrões africanos para criar destaques, que podem ser um “Africanita” ou “Africanito”, esclareceu a também arquitecta.
As peças, avançou Djamila Pereira, que são feitas à mão, “trabalhadas uma a uma”, podem ser usadas tanto de forma formal, com umas calças em tecido e um “blaser”, como informal, para um passeio.
“Além das t-shirts, estou a trabalhar na moda praia e de ginástica rítmica, onde faço crochê e tecidos de licra com padrões africanos para os confeccionar. Ainda está a dar os primeiros passos, mas já tem confiança no andar”, acrescentou.
“São peças obrigatórias no nosso guarda-roupa, básicas e versáteis. Creio que toda a mulher deveria ser uma Africanita. O meu objectivo é oferecer um produto colorido, criativo e com pormenores, não esquecendo a qualidade”, indicou.
O gosto pela arte, disse que surgiu ainda criança no ciclo preparatório, actual 5° e 6° ano, com os meus professores Sá Nogueira e Edite Ramos, bem como em casa com a mãe, Margarida Moreira.
“É a minha maior fonte de inspiração, ensinou-me muita coisa, deixou-me sempre à vontade para criar”, recordou Djamila Pereira, que é filha do conceituado historiador cabo-verdiano, Daniel Pereira.
Djamila Pereira é formada em Arquitectura pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil) e pós-graduada em Design de Interiores, na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa, Portugal.

Dans la même catégorie