MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Exportações aumentam em 18,1% no primeiro trimestre de 2022 – INE


  2 Mai      52        commerce (308),

 

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – Cabo Verde registou um acréscimo nas exportações na ordem de 18,1% no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 22,9% face ao primeiro trimestre de 2021, conforme os dados provisórios do Comércio Externo.
De acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Estatística (INE), nota-se um aumento das reexportações em 71,3% comparativamente ao mesmo período de 2021 e o déficit da balança comercial também aumentou 23,1%, ao passo que a taxa de cobertura diminuiu em 0,2 pontos percentuais.
Segundo os dados, as exportações de Cabo Verde totalizaram 934 mil contos no primeiro trimestre de 2022, correspondendo a um aumento significativo de cerca de 143 mil contos (18,1%), face ao período homólogo.
A Europa continua sendo o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo cerca de 96,4% do total das exportações cabo-verdianas e Espanha, lidera o ‘ranking’ dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando, no período em análise, 57,1% do total das exportações.
A mesma fonte avança ainda que os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas de peixes, representando 70,5%, os vestuários se posicionam em segundo lugar com 11,3% do total e, os calçados ocupam o terceiro lugar com um peso de 7,8%.
Relativamente às importações de Cabo Verde, no primeiro trimestre de 2022, o INE registou um acréscimo de 22,9%, face ao mesmo período do ano anterior e o continente europeu, continua a ser o principal fornecedor de Cabo Verde, com 70,6% do montante total, seguido de Ásia/Oceânia (14,1%), América (10,6%), África (2,5%) e Resto do Mundo (2,2%).
“Portugal lidera entre os fornecedores de Cabo Verde, com 43,8% do total, (5,6 p. p. inferior em relação ao mesmo período do ano anterior), seguido de Espanha, Itália, Países Baixos e Brasil com respectivamente, 8,2%, 5,3%, 4,7% e 4,5%, do total das importações”, apontam as estatísticas do Comércio Externo.
Os dez principais produtos importados, identificou, atingiram 53,2% do montante total das importações de Cabo Verde contra os 54,5% alcançados por esses mesmos produtos no período homólogo.
Os produtos mais importados foram combustíveis com um peso de 15,8%, veículos automóveis (5,8%), ferro e suas obras (5,6%), reactores e caldeiras (5,5%), e máquinas e motores (4,1%).
Conforme o INE, quanto às importações por grandes categorias de bens mostram que, no primeiro trimestre de 2022, os bens de consumo (24,4%), os bens intermédios (16,0%) e os combustíveis (84,1%) evoluíram positivamente em relação ao mesmo período de 2021, mas bens de capital (19,2%), evoluíram negativamente em relação ao período homólogo.
Salientou, igualmente, que os bens de consumo continuam sendo a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, com um peso de 45,2%, seguido dos bens intermédios (31,4%), combustíveis (15,8%) e bens de capital (7,6%) do total das importações face ao mesmo período de 2021.

Dans la même catégorie