MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse)

Federação Cabo-verdiana de Futebol escolhe treinador “Bubista” para comandar selecção e apela ao apoio de todos


  28 Janvier      116        Sport (12688),

 

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) escolheu o treinador cabo-verdiano, Pedro Brito, conhecido por “Bubista” para comandar a selecção e apelou ao “apoio de todos” face os desafios que têm pela frente, nomeadamente o CAN 2021 e Mundial 2022.

O anúncio foi feito hoje, na Cidade da Praia, pelo presidente da FCF, Mário Semedo, que indicou ainda Humberto Bettencourt para o cargo de assistente de “Bubista”.

“Depois da saída de Rui Águas propunha-se a constituição de uma nova equipa técnica e um novo seleccionador nacional”, demonstrou Mário Semedo, salientando que depois de uma reflexão e análise profunda optou-se por escolher o “Bubista”.

Conforme explicou, para a escolha do novo treinador foram analisados vários aspectos, tendo em conta o perfil previamente definido pela FCF.

“Pedimos a todos os cabo-verdianos para apoiarem o novo seleccionador e sua equipa técnica”, declarou, reiterando que os elementos da equipa técnica vão manter-se com a excepção de Rui Águas e Lito Aguiar, mas adiantou que há a possibilidade da admissão de mais um constituinte.

Conforme realçou, o apoio dos cabo-verdianos é importante para que a nova equipa técnica possa sentir “forças para enfrentar, com êxito, os novos desafios”, nomeadamente o de estar presente na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2021 e o de enfrentar a eliminatória para o Mundial 2022.

Instado o porquê da aposta num seleccionador residente, Mário Semedo respondeu que a FCF acredita nas competências dos residentes, uma vez que os maiores resultados da selecção foram alcançados por treinadores cabo-verdianos como Óscar Duarte, Lúcio Antunes, entre outros.

Por sua vez, o novo seleccionador nacional, Pedro Leitão Brito, que aproveitou para agradecer a FCF pela confiança, mostrou-se honroso “por ter realizado o seu sonho”

“É um privilégio poder comandar a selecção do meu país”, disse, garantindo que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para dar orgulho ao povo cabo-verdiano.

Bubista prometeu continuar com os trabalhos do seu antecessor, Rui Águas, implementar as suas ideias, dar confiança a todos os jogadores e promover a aproximação entre o povo e a selecção nacional de futebol.

Nascido em Fevereiro de 1970, Bubista carrega este sobrenome devido à sua ilha natal (Boa Vista), tem um currículo longo no mundo de futebol, tendo representado o país por 11 anos consecutivos como capitão e conquistado a taça Amílcar Cabral em 2000 e já foi distinguido como melhor treinador de cabo verde na gala do desporto cabo-verdiano.

Foi treinador adjunto dos Tubarões Azuis, fez parte da histórica qualificação e presença de Cabo Verde no CAN 2013 e ainda no último play-off de qualificação ao Mundial 2014.

 

Dans la même catégorie