MAP L’ambassadeur Hilale saisit le SG de l’ONU et le CS sur les violations des droits de l’Homme dans les camps de Tindouf MAP Conférence de l’Institut américain «Brookings»: M. Bourita met en avant les réformes audacieuses du Maroc sous l’impulsion de SM le Roi MAP L’initiative noble de SM le Roi d’aider les pays africains en temps de pandémie, un modèle de solidarité intra-africaine (ministre kényane des AE) MAP Jusqu’à 500 millions de DH pour l’aménagement de Harhoura, une destination touristique prisée MAP Hilale démystifie auprès du SG de l’ONU et du CS la campagne hystérique de l’Algérie et du « polisario » sur la situation au Sahara MAP M. Amara plaide pour une mise en œuvre optimale du chantier de l’éducation routière MAP Rencontre à Oujda sur le droit d’accès à l’information APS LE GOUVERNEMENT INVITÉ À HÂTER LA CONCRÉTISATION D’UN PROJET DE POLYCLINIQUE DE DERNIÈRE GÉNÉRATION APS MACKY SALL VA SE FAIRE VACCINER, JEUDI (MÉDIA) APS VACCINATION : MACKY SALL PRÔNE UN ’’PLAIDOYER SOUTENU’’ ET UNE ’’MOBILISATION COMMUNAUTAIRE’’

Fogo: Ministério da Saúde vai contratar um enfermeiro para Chã das Caldeiras – director região sanitária


  22 Janvier      13        Société (29177),

   

Praia, 22 Jan (Inforpress) – O Ministério da Saúde tem em curso um processo para contratação de um enfermeiro para a localidade de Chã das Caldeiras, mas a Região Sanitária criou um espaço com todas as condições e vai reabrir e reactivar o serviço.
O director da Região Sanitária Fogo/Brava, Evandro Monteiro que avançou hoje esta informação à Inforpress, disse que no ano passado foi colocada, em parceria com uma organização não-governamental austríaca, a associação “Nôs ku nhôs”, uma enfermeira, mas que no quadro da situação da pandemia da covid-19 o processo foi interrompido.
Com a tendência para a normalização da situação da covid-19, o director da Região Sanitária e do hospital São Francisco de Assis, acompanhado da responsável dos enfermeiros, da administração e da própria enfermeira, deslocou-se hoje a Chã das Caldeiras para analisar os aspectos relacionados com a reabertura e reactivação do espaço, porque, explicou, faz falta à população.
Evandro Monteiro indicou que no quadro do plano de desenvolvimento regional sanitário consta a criação de um posto sanitário, existindo um projecto elaborado há algum tempo e inclusive há uma parte do financiamento mobilizado para a sua construção.
“Não podemos e nem devemos ficar à espera de ter um espaço de raiz para levar o serviço de saúde à Chã das Caldeiras, que é uma necessidade e uma preocupação”, disse o responsável pela região sanitária, indicando que é por esta razão que no ano passado, antes da situação da covid-19, se colocou uma enfermeira no local, em parceria com a associação “nôs ku nhôs” que garantia o salário da mesma.
Enquanto não vier o enfermeiro contratado pelo Ministério da Saúde para Chã das Caldeiras os responsáveis locais estão a trabalhar no sentido de encontrar uma resposta para esta localidade que poderá passar pela elaboração de escala de serviço que permite deslocação regular de técnicos de saúde a Chã ou ter um enfermeiro fixo em parceria com a associação.
Como a mesma já garantiu a sua disponibilidade para a sustentabilidade do projecto as autoridades sanitárias vão contratar uma enfermeira da ilha para colocar em Chã das Caldeiras com residência fixa até a chegada do enfermeiro a ser contratado pelo Ministério da Saúde, elucidou Evandro Monteiro.
O mesmo defende a transformação das Unidades Sanitárias de Base (USB) em postos sanitários com enfermeiros a tempo inteiro, porque, sublinhou, já não se faz formação para agentes sanitários que devem ser capacitados e transformados em agentes comunitários.
A transformação das USB em postos sanitários com enfermeiros, segundo Evandro Monteiro, justifica-se porque Cabo Verde está num patamar sanitário que assim o exige, com pessoas mais complexas e patologias que exigem abordagem mais específica que o agente sanitário não pode fazer.
Segundo o mesmo, o agente sanitário deve fazer parte de uma equipa conjuntamente com um enfermeiro e um assistente de serviço geral para os postos sanitários, lembrando que tudo isso acarreta um processo de estudo.

Dans la même catégorie