AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Fogo: Optimização da rede de água vai beneficiar 120 agricultores cobrindo uma área de 92 hectares


  20 Juillet      14        Agriculture (4121),

 

São Filipe, 20 Jul (Inforpress) – O projecto de optimização da rede de abastecimento de água para agricultura na ilha do Fogo vai beneficiar 120 agricultores, cobrindo uma área de 92 hectares, distribuídos pelos três municípios, e mais de 200 criadores de gado.
O circuito adutor e distribuidor de água para agricultura na zona sul, em curso, visa reforçar a capacidade de adução e distribuição para responder ao aumento da demanda de água para a agricultura e a pecuária, mas também para minimizar as perdas nos sistemas, melhorar a qualidade de prestação do serviço e criar as condições para a fixação da população no meio rural.
Neste âmbito estão em curso os projectos hidroagrícolas da zona sul, cobrindo os municípios de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo, e o de Fajãzinha (Mosteiros) que foram visitados pelo primeiro-ministro na sua recente deslocação à ilha, sendo que no global o projecto hidroagrícola beneficia 120 agricultores, num total de 92 hectares de áreas irrigadas, sendo 78 no município de São Filipe, oito no de Santa Catarina e seis nos Mosteiros.
O projecto da zona sul está orçado em cerca de 60 mil contos mas prevê-se um custo adicional de cerca de 21 mil contos a solicitar ao FIDA.
Este projecto consiste nas obras de construção civil, reabilitação da estação de bombagem de Sebastião Dias com instalação de um parque fotovoltaico e duas bombas de maior capacidade, equipamentos e recuperação de furos, reabilitação do reservatório de Patim, substituição da conduta de Sebastião Dias ao reservatório de Domingos Lobo (Patim), entre outras acções.
O ministro da Agricultura, Gilberto Silva, que acompanhou o primeiro-ministro na sua deslocação ao Fogo, disse que era necessário trilhar algumas fases e resolver os problemas técnicos que existiam, como a rotura de água, observando que apesar dos três anos de seca, a zona sul está “completamente verde” graças ao investimento feito e à melhoria da gestão da água, assim como a colaboração dos próprios agricultores que praticam uma agricultura 100 por cento (%) à base do sistema de irrigação gota-a-gota.
Gilberto Silva destacou ainda que a decisão tomada de transferir a gestão de água para a agricultura para a empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) foi acertada e trouxe bons resultados porque esta empresa tem toda a capacidade de manutenção, de recuperação de avarias, e da própria relação com os clientes numa lógica que lhe permite contribuir para a melhoria de situação.
Com relação ao futuro, o titular da pasta da Agricultura e Ambiente indicou que o Governo continua a apostar em ter mais água, uma rede com melhores condições técnicas para distribuir água às zonas de maior altitude com aposta nas energias renováveis para a elevação da água.
“Estamos a substituir, mediante um protocolo celebrado com a empresa Mota Engil, o sistema fotovoltaico inicialmente construído por um outro muito mais eficiente em que para cada núcleo de utilização da energia eléctrica construímos um micro central sem ter de transportar energia a grande distância e ganhar na eficiência”, disse Gilberto Silva.
Com todos os investimentos e com a Águabrava a gerir a água para a agricultura de forma eficiente é possível fazer a unificação do preço da água, admitiu Gilberto Silva.
Para o governante o sucesso deste projecto sustentado pode ser multiplicado a nível nacional, mostrando que quem não tem muita água deve apostar, primeiramente, na boa gestão do que tem ao mesmo tempo que trabalha na mobilização de mais água.
O administrador/delegado da Águabrava, Rui Évora, indicou que a situação de abastecimento de água tem estado a melhorar consideravelmente, indicando que a empresa que dirige tem estado a fazer “um esforço enorme” para responder ao aumento substancial da demanda de água para a agricultura e a pecuária.
Segundo Rui Évora o número de clientes de agricultura e pecuária aumentou de 2018 para 2019 na ordem dos 25% e a empresa tem estado a utilizar ligações para a prática da pecuária e garantir uma certa regularidade no fornecimento de água, sublinhando que a quantidade de água fornecida para a agricultura aumentou 2,5 vezes mais do que era disponibilizado em 2018.
Rui Évora avançou que o peso da água para a agricultura e a pecuária no volume de negócio da Águabrava era de 28% em 2018, passando para 34% em 2019 e 49% no primeiro trimestre de 2020.
Já o delegado do MAA, Jaime Ledo de Pina referiu que o projecto hidroagrícola da zona sul da ilha do Fogo começou na sequência dos problemas herdados em 2016 e que eram muitos, desde a escassez e a ruptura de água, deficiência e insuficiência do furo e ruptura das condutas.
Neste momento para a zona sul o projecto conta com um total de seis furos equipados e a funcionar e mais um que deverá ser equipado dentro de pouco tempo de modo a aumentar a disponibilidade de água, sem contar com a instalação dos parques fotovoltaicos nos próprios furos para reduzir os custos de bombagem da água.

Dans la même catégorie