APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Fogo: Pinturas murais dão novo visual a algumas artérias da cidade de São Filipe


  8 Novembre      25        Arts & Cultures (3055),

 

São Filipe, 08 Nov (Inforpress) – As pinturas de vários muros da cidade de São Filipe trouxeram novo visual a algumas artérias mais movimentadas da cidade, no quadro da Semana d´Arte.

Artistas locais como Paulo Pina, Zelito, Panaiote, Jorge Soares e Raulim envolveram-se durante uma semana nas pinturas murais, privilegiando aspectos relacionados com a ilha do Fogo e a sua cultura.

O muro à entrada da cidade para quem chega à ilha por via aérea, assim como a parte do paredão na Avenida Amílcar Cabral, para quem entra na cidade vindo do porto de Vale dos Cavaleiros e do interior norte da ilha, ganharam um novo colorido, bem como o muro que delimita o acesso à escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, foram os três privilegiados nesta edição da Semana d´Arte.

O evento terminou na noite de domingo e, segundo a Vereadora da Cultura da câmara de São Filipe, Lia Barbosa, e retoma, quatro anos depois, foi considerada positiva já que todas as actividades programadas foram realizadas e com participação de muitas pessoas, incluindo as realizadas em Ponta Verde (norte) e Patim (sul).

Algumas das acções, como a formação em arte e cabedal, ministrada pelo artesão Beto Diogo, e que conta com mais de duas dezenas de participantes, vão prosseguir por mais uma semana.

A quinta edição da Semana d´Arte, segundo a vereadora da Cultura, não foi realizada em toda a sua dimensão devido às restrições ainda em vigor.

“A retoma foi tímida e apenas com artistas locais, excepto a participação dos artistas de Espanha e Itália, no quadro do Festival Sete Sóis Sete Luas”, declarou a vereadora, sendo a expectativa para o próximo ano, continuou, contar com mais actividades e participação de artistas locais e internacionais.

O encerramento da quinta edição da Semana d´Arte, que decorreu nas instalações da Casa das Bandeiras, teve sessão de dança com o grupo Ana Nha Procópio, de Campanas de Baixo, standy up comedy, com Perivaldo, Jacira e Janete, e actuação dos artistas locais Yacine e Augusto Cego.

Dans la même catégorie