AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Fogo: PM destaca complexo educativo como “grande referência” em técnicas construtivas amigas do ambiente


  19 Septembre      31        BTP (7), Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

São Filipe, 19 Set (Inforpress) – O complexo educativo de Chã das Caldeiras é mais do que um edifício e uma escola é uma “grande referência” em técnicas construtivas amigas do ambiente, com sustentabilidade e que aproveitou a matéria-prima que existe na localidade.
Foi assim que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, classificou, no acto inaugural, o complexo educativo de Chã das Caldeiras, a “mais bonita” do País.
O chefe de Governo disse que é com sentimento de “muito alegria” que presidiu ao acto porque o seu Governo está a cumprir um compromisso com Chã das Caldeiras e com a ilha do Fogo, com a inauguração deste complexo escolar, que alberga o ensino pré-escolar e ensino básico obrigatório, até ao quarto ano.
“O primeiro destinatário são as crianças e adolescentes que vão frequentar uma escola que é das mais bonita de Cabo Verde, uma grande referência de técnicas construtivas amigas do ambiente”, evidenciou o primeiro-ministro, que parabenizou a equipa do M_EIA, responsável pela sua execução.
A obra já foi objecto de prémio internacional e é uma “grande referência” em termos de curiosidade e de visitas para aqueles que poderão vir a ter interesse relativamente a toda a fase da sua construção.
Na sua intervenção, Ulisses Correia e Silva destacou ainda o facto de o Governo levar escola para as proximidades onde as pessoas vivem, lembrando o que foi a erupção de 2014 e os esforços da reconstrução para estar hoje numa Chã das Caldeiras diferente daquela que existia anteriormente.
O primeiro-ministro não esqueceu os pais e encarregados de educação, sobretudo pela “resiliência e as dificuldades” em fazer deslocar as crianças e adolescentes para sítios mais distantes para terem aulas, situação que fica resolvida a partir de agora com a inauguração do complexo educativo.
O facto de a inauguração acontecer na véspera da abertura do ano lectivo 2022/23, que é sempre um momento importante para os alunos, pais e encarregados de educação e para o País, é de “grande importância”.
Por isso desejou que a escola seja de facto uma “grande referência” para a formação, educação e construção de homens e mulheres de futuro, já que, sintetizou, é de pequeno que tudo começa.
“Em Chã das Caldeiras, uma vertente que devemos trabalhar fortemente é a educação ambiental, estamos numa zona que tem grande potencial de valorização ambiental, sustentabilidade de enquadramento dentro da valorização do património único que existe em Cabo Verde que é o vulcão” ressaltou o primeiro-ministro.
A mesma fonte salientou que o País e o mundo veem com cada vez mais atenção para problemática ambiental, da economia verde e da sustentabilidade e que tudo isso existe em Chã das Caldeiras.
O chefe do Governo apelou aos alunos para aproveitarem tudo que de bom esteja instalado no complexo para que sejam mulheres e homens de futuro e continuar a defender Chã das Caldeiras, “um dos maiores patrimónios” de Cabo Verde que Deus e a natureza nos deu”, e que todos têm a obrigação de preservá-lo, protegê-lo e criar cada vez mais valor do que tem hoje.
O presidente da câmara de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, por seu lado, parabenizou o Governo pela edificação do complexo educativo numa localidade onde se fazia sentir a necessidade de uma infra-estrutura, transformando sonhos dos pais, alunos e professores de Chã das Caldeiras numa realidade.
“A construção deste edifício demorou algum tempo, pois trata-se de uma construção baseada num estudo experimental inédito”, declarou Alberto Nunes, lembrando que com a erupção de 2014 todas as infra-estruturas foram destruídas pelas lavas.
Sublinhou que em 2016 a realidade de Chã das Caldeiras era “árida e muito complicada”, porque “faltava tudo”, mas que “graças a boa parceria entre governos central e local”, hoje Chã das Caldeiras está “completamente diferente”.
Nos últimos seis anos, a nível de Santa Catarina do Fogo, segundo o seu presidente, a câmara em parceria com várias instituições mobilizou 150 mil contos para o sector educativo, nomeadamente construção e reabilitação de jardins de infâncias, escolas de ensino básico obrigatório e secundária, placas desportivas, mobiliários e equipamentos informáticos, formação e capacitação dos professores.
Para o delegado do Ministério da Educação no município de Santa Catarina do Fogo, Osvaldo Rodrigues, o complexo educativo de Chã das Caldeiras traduz-se numa mais-valia dada as suas excelentes condições de aprendizagem dos alunos.
Este apelou à comunidade educativa de Chã das Caldeiras, professores e funcionários para zelarem pela conservação e manutenção do espaço.
A partir de segunda-feira 85 crianças do pré-escolar ao quarto ano de escolaridade vão iniciar as aulas neste espaço, classificado de “actrativo, seguro e gerador de boas práticas pedagógicas” para as crianças.

Dans la même catégorie