MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante

Fogo: PM diz que Governo está a cumprir aquilo que prometeu para Chã das Caldeiras


  1 Février      21        Politique (25362),

 

São Filipe, 01 Fev. (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou sábado, depois de inteirar-se do andamento dos trabalhos do projecto das redes técnicas e viárias de Chã das Caldeiras, que o seu Governo está a cumprir aquilo que prometeu para Chã.
Acompanhado das ministras das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, e da Justiça e Trabalho, o chefe do Governo disse que as obras estão a decorrer “em bom ritmo”, nomeadamente os arruamentos e calcetamento, assim como as redes de água e de electricidade que depois vão chegar às casas das pessoas.
“Todo o trabalho está sendo feito para que Chã das Caldeiras seja um ponto de referência, no Fogo e para as pessoas que vivem na ilha, para a produção e também para o turismo”, afirmou Ulisses Correia e Silva.
Fez saber que os loteamentos estão feitos e são mais de 60 lotes em Portela e Bangaeira, esperando que as novas construções sejam devidamente adaptadas e enquadradas dentro da envolvência que se quer de qualidade.
Os lotes de 220 metros quadrados estão devidamente marcados e identificados e serão disponibilizados nos próximos dias aos beneficiários, assim como três tipologias para a construção que as famílias contempladas terão de escolher.
No quadro dos arruamentos estão previstos a construção de duas ruas pedonais, uma em Portela e outra em Bangaeira, assim como praças nas duas localidades.
O primeiro-ministro indicou que depois segue a construção do centro de saúde cuja obra deverá arrancar brevemente, o complexo escolar está em construção e sua conclusão será dentro de pouco tempo, isto para além de todo o trabalho feito na rede viária.
O acesso de Piorno a Campanas de Cima está em construção e com isso o seu governo está a cumprir, no essencial, aquilo que prometeu a Chã das Caldeiras, lembrando que foi concluída a parte de acesso à água.
Tudo isso, sublinhou, fez com que a população se sinta muito mais beneficiada do que aquilo que encontrou em 2016, com uma diferença muito grande em relação à infraestruturação e à qualidade que vai permitir esta zona ser uma referência, não só para o Fogo como para Cabo Verde.
O primeiro-ministro apontou como que as redes técnicas de água e electricidade devem ficar concluídas ainda no primeiro semestre, entre Abril e Maio, e a estrada de ligação Piorno a Campanas de Cima brevemente estará concluída e vai-se a entregar a população uma Chã das Caldeiras totalmente diferente e com muito mais qualidade.
A iluminação pública, segundo o mesmo, será para fazer a sinalização dos acessos e das estradas e a poluição ambiental estará devidamente salvaguardada.
Questionado sobre a construção da adega definitiva, anunciada há mais de dois anos, Ulisses Correia e Silva salientou que a adega definitiva já devia estar com avanços significativos, mas que o Governo chegou a um acordo com os produtores de que valia a pena melhorar e fazer mais investimentos na adega que foi construída do que estar a construir uma nova adega, sublinhando que na altura própria será analisada se há a necessidade ou não de construir a adega definitiva.

Dans la même catégorie