AGP GUINÉE : DR MORYSANDA KOUYATÉ LANCE LES TRAVAUX DES JOURNÉES NATIONALES DE CONCERTATION ANP SENUM24 : Le chef de l’État s’entretient avec les ministres en charge du numérique des Etats de l’AES AGP GUINÉE: LE G5 RÉAFFIRME SON SOUTIEN AU GOUVERNEMENT DE LA TRANSITION ATOP Assoli/Elections législatives et régionales : Jean Pierre Fabre a démarré sa tournée nationale de mobilisation dans Assoli. AGP Guinée : Lancement des travaux des journées nationales de concertation ACI Maroc/Education: Une nouvelle association pour faire du Groupe Atlantique un acteur d’envergure de l’enseignement supérieur ACI Congo/Économie numérique: Lancement des travaux de connectivité haut débit dans les deux universités publiques ACI Congo/Mines: Vers la création de l’Agence congolaise de radioprotection et de sûreté nucléaire ACI Congo/Sport: Le gouvernement instruit à produire un rapport exhaustif sur la situation des contre-performances MAP Rwanda: l’inflation à son plus bas niveau depuis 2022

Fogo: Presidente da câmara de São Filipe pede intermediação do primeiro-ministro para exploração de areia nas dunas de Salinas


  1 Février      20        Politique (25308),

 

São Filipe, 01 Fev. (Inforpress) – O presidente da câmara de São Filipe, Nuias Silva, pediu a intermediação do primeiro-ministro junto da Direcção Nacional do Ambiente no sentido de autorizar, ainda que provisória, a exploração de areia nas dunas de Salinas.
O autarca lembrou a Ulisses Correia e Silva que há cerca de um ano os proprietários de um prédio rústico, situado nas proximidades da estância balnear de Salinas, zona norte de São Filipe, solicitaram à Direcção Nacional do Ambiente (DNA) uma autorização para exploração de areia nas dunas praias, mas o pedido foi indeferido.
Nuias Silva quer a intermediação do chefe do governo para encontrar uma solução provisória do problema de apanha de areia em São Filipe e na ilha do Fogo para a construção civil, até a implementação da decisão do executivo que autorizou a exploração de areia por dragagem em todo o território nacional, para abastecimento do mercado com stock suficiente deste inerte.
O prédio rústico tem uma área superior a 130 mil metros quadrados e sobre ele encontra-se uma porção significativa de dunas de areia vinda do oceano e cone vulcânico, através da acção do vento e das erupções vulcânicas.
O edil de São Filipe adiantou que os proprietários estão disponíveis a explorar de forma sustentável a areia, como forma de libertar o terreno agrícola soterrado para a prática da agricultura.
“A problemática da areia a nível da ilha é uma realidade com uma procura elevada, o que tem motivado “invasões desenfreadas das melhores praias da ilha e com consequências nefastas para o ambiente”, sustentou na altura os proprietários no pedido de autorização.
No ano passado, antes da solicitação da licença para exploração de areia, uma equipa conjunta, integrando representantes dos proprietários, da câmara de São Filipe, do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e do Instituto Marítimo Portuário (IMP) visitou o local para analisar o impacto ambiental de uma eventual exploração, tendo a equipa emitido um aval positivo neste sentido.

Dans la même catégorie