GNA FAO Food Price Index rises for ninth consecutive month in February GNA GAF congratulates CDS GNA COVID-19: NHIA extends service periods to students before SHS reopening GNA Covid-19 vaccination ongoing smoothly at Oblogo GNA Inter Allies coach optimistic about survival in GPL GNA NSA sends goodwill messages to Black Satellites GNA MoYS believes Ghana can clinch 2021 CAF U-20 AFCON trophy GNA Dacosta’s strike denies Inter Allies win GNA Majority Leader warns: No breach of protocol on SONA Day GNA UER loses two health workers to COVID-19

Fogo: Primeiro-ministro visita hoje as obras financiadas pelo Governo em curso a nível da ilha


  29 Janvier      17        Société (29511),

   

São Filipe, 29 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, acompanhado da ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, inicia hoje uma visita de dois dias à ilha do Fogo para se inteirar de várias obras em curso na ilha.
Nos municípios de São Filipe e Santa Catarina do Fogo o chefe do Governo visita as obras em curso nos dois municípios, enquanto nos Mosteiros vai presidir sábado à inauguração da estrada de acesso à praia cais ou “Antoninha”, na localidade de Relva.
Na tarde de hoje, logo após a sua chegada à ilha, Ulisses Correia e Silva e Eunice Silva vão inteirar-se do andamento das obras de reabilitação dos arruamentos do Centro Histórico de São Filipe, de reabilitação e ampliação da Cadeia Civil do Fogo e de reabilitação das vias urbanas de São Filipe.
As obras de requalificação do centro histórico que consiste na reabilitação do pavimento através da substituição da calçada actual por uma nova em paralelo basáltico, visando a criação de condições de segurança e conforto das zonas de estadias de peões, obra que representa um investimento de mais de 66 mil contos.
Depois da realização da experiência em duas ruas nas proximidades da igreja matriz a obra estava parada, mas foi retomada esta quinta-feira com a retirada do piso da primeira rua onde a empresa efectuou a experiência para o seu calcetamento seguindo o modelo aprovado pela equipa técnica do Ministério das Infraestruturas há cerca de dois meses.
Outra obra a ser visitada é a de reabilitação das vias urbanas de São Filipe, que contempla a colocação de asfalto desde a rotunda junto da esquadra da Polícia Nacional, passando por Aguadinha até o porto de Vale dos Cavaleiros e desde o largo de Enacol até Congresso, passando pelo bairro de Cobom e de Cruz dos Passos a Congresso com passagem pela zona de São Filipe.
Com uma extensão de pouco mais de seis quilómetros, esta obra representa um investimento de mais de 172 mil contos e é financiada no quadro do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA) e os trabalhos também foram retomados esta semana depois de alguns dias de paralisação.
Ainda em São Filipe o primeiro-ministro vai inteirar-se do andamento das obras de reabilitação e ampliação da cadeia civil que consiste na ampliação das celas masculinas e femininas, construção de placa desportiva, cozinha, refeitório, biblioteca e auditório com o objectivo de aumentar e melhorar os serviços do estabelecimento prisional, representando um investimento de perto 86 mil contos.
Já no município de Santa Catarina do Fogo o primeiro-ministro vai inteirar-se do andamento dos trabalhos do projecto das redes viárias de Chã das Caldeiras e de requalificação urbana de Cova Figueira.
Em Chã das Caldeiras, segundo uma nota de imprensa do Governo, além das redes viárias e de distribuição de água, há também outros investimentos a nível de electricidade e iluminação pública e a requalificação urbana das três localidades, Portela, Bangaeira e Skoral.
O documento refere que se trata de um investimento de 95 mil contos resultado de um compromisso assumido pelo primeiro-ministro de Cabo Verde em 2016 de “tornar Chã das Caldeiras mais segura, mais infraestruturada e mais actrativa para os seus moradores e para investidores e empresários, sem perder a sua beleza singular e alta produtividade agrícola”.
As obras de requalificação urbana de Cova Figueira, sede do município de Santa Catarina do Fogo, em curso, também serão visitadas pelo chefe do Governo.

Dans la même catégorie