AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Fogo: Região Política do MpD assinala 13 de Janeiro com “caminhada de liberdade” São Filipe – Ponta Verde


  11 Janvier      39        Politique (25166),

 

São Filipe, 11 Jan (Inforpress) – A Região Política do Fogo do Movimento para a Democracia (MpD), assinala o Dia da Liberdade, 13 de Janeiro com “caminhada de liberdade” entre São Filipe e a vila de Ponta Verde, a norte do município.
Segundo fonte do partido, a caminhada de liberdade enquadra-se na “Semana da liberdade – 32 anos de democracia” que o MpD pretende promover com actividades de carácter político, recreativo e ambiental.
Para a “caminhada de liberdade”, num percurso de mais de aproximadamente 13 quilómetros, a concentração far-se-á às 07:00 do dia 13 frente à empresa Águabrava (São Filipe).
Na vila de Ponta Verde, uma localidade onde o MpD tem um número significativo de militantes e apoiantes, está prevista a plantação de árvores, almoço convívio com a população e uma declaração à imprensa pelo presidente da Comissão Política Regional do MpD, Filipe Santos.
No município de Santa Catarina do Fogo o dia 13 de Janeiro vai ser assinalado com várias actividades culturais, desportivas e recreativas com destaque para a realização das provas de ciclismo e atletismo (masculino e feminino).
As provas de ciclismo e de atletismo masculino e feminino, inicialmente agendadas para o dia 13, serão realizadas numa outra data devido à participação de alguns ciclistas e atletas do município nas provas que se realizam em Tarrafal de Santiago.
A prova de ciclismo, adiada para a próxima semana, será no percurso Brandão, no município de São Filipe, até o centro da cidade de Cova Figueira, sede do município e os três primeiros classificados serão premiados com valores de 20, 15 e 10 mil escudos.
Já a prova de atletismo masculino terá percurso Fonte Aleixo-sul/Cidade de Cova Figueira e feminino no percurso Roçadas/cidade de Cova Figueira e aos três primeiros classificados, masculino e feminino, serão premiados com 15, 10 e 5 mil escudos, segundo o vereador Carlos Rodrigues, e deverão acontecer igualmente na próxima semana.
As actividades culturais e recreativas decorrem na praça da cidade de Cova Figueira das 16:00 às 22:00 do dia 13, segundo o vereador.
No município de São Filipe a câmara vai descentralizar as actividades relacionadas com a comemoração do dia 13 de Janeiro para várias localidades do interior.
Segundo a vereadora pela área da Cultura, Lia Barbosa, são actividades lúdicas e culturais destinadas aos jovens e crianças e que serão realizadas em povoados como Cabeça do Monte, Inhuco, Curral Ochô e Ás-Hortas.
O município dos Mosteiros está a equacionar a realização de algumas actividades para a semana da democracia que acontece de 13 a 20 de Janeiro.

Dans la même catégorie