ACP Les ministres provinciaux de l’éducation invités à lutter contre les antivaleurs dans leurs entités ACP Sud-Kivu : 153 personnes touchées par la covid-19 en cette troisième vague ACP L’ambassadeur américain Mike Hammer visite le barrage d’Inga ACP Les journalistes de l’ACP appelés à améliorer leur rendement pour la promotion de l’agence ACP Le Président Félix Tshisekedi réitère la nécessité de travailler pour l’intérêt général ANP Célébration de la fête de Tabaski à Tahoua : Les commerçants satisfaits des retombées économiques ANP Le Premier Ministre reçoit le Représentant résident du PAM au Niger ANP Entretien entre le Premier Ministre et le tout Premier nouvel Ambassadeur des Pays Bas au Niger GNA Will Accra work again with street Hawkers? ANP Zinder : Les revendeurs ont réalisé de bonnes affaires à l’occasion de la Tabaski

Fórum infanto-juvenil online debate abuso e exploração sexual


  19 Novembre      18        Société (34408),

   

Praia, 19 Nov (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) realiza sexta-feira, 20, de forma online, um Fórum Infanto-juvenil para debater o abuso e exploração sexual e avaliar o grau de implementação das respostas às recomendações do Parlamento 2019.
O evento, que se realiza no âmbito do 31º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças em parceria com o Unicef, a Presidência da República, a Assembleia Nacional, os Ministérios da Educação e da Família e Inclusão Social, a ACRIDES e as Aldeias SOS, visa segundo a técnica do ICCA, Assunção Oliveira, em declarações à Inforpress, reunir deputados do Parlamento 2019 para debater recomendações saídas do encontro do ano transacto.
O fórum, que vai acontecer sobre o lema “Um dia para reimaginar um futuro melhor para cada criança” pretende, de acordo com Assunção Oliveira, ser um espaço de reflexão e participação de crianças e adolescentes, visando com isso monitorar e avaliar o grau de implementação das respostas às recomendações do Parlamento Infanto-juvenil 2019.
“O encontro vai juntar cerca de 70 crianças e adolescentes online, a nível nacional, que participaram no Parlamento Infanto-juvenil 2019 e algumas que participaram na ‘Caravana dos Direitos das Crianças’ promovida pela ACRIDES”, disse.
O fórum, acrescenta, terá como foco preocupações relacionadas com o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e a prevenção do uso abusivo do álcool.
Participam presencialmente no encontro representantes do concelho da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago.
Anualmente, a 20 de Novembro, celebra-se o “Dia Mundial da Criança”, data que assinala o 31º aniversário da adopção da Convenção dos Direitos da Criança (CDC) das Nações Unidas, um instrumento de direitos humanos que contribuiu para o registo de avanços substanciais e mensuráveis na sobrevivência e desenvolvimento da criança, aumento da consciencialização e adopção de medidas e soluções de protecção da criança, para além da promoção da participação da criança como um direito fundamental consagrado na Convenção.
Ainda segundo o ICCA, durante o evento serão apresentados o programa Campanha de Prevenção do Uso Abusivo do Álcool “Menos Álcool, Mais Vida”, o Projeto-lei sobre crimes de agressão, abuso e exploração, com possibilidade de interpelação e discussão das respostas por parte dos deputados infantojuvenis.
O fórum terá lugar na Assembleia Nacional e contará com a presença do Presidente da República para a abertura oficial e com o as presenças do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para fazer o encerramento.
O evento terá transmissão directa através da Plataforma Zoom e Facebook (páginas da Campanha Menos Álcool, Mais Vida) e da ANTV (Assembleia Nacional TV).

Dans la même catégorie