MAP Stokvis Nord Afrique : Un résultat net négatif de 128,2 MDH en 2023 APS SENEGAL-MEDIAS-ECONOMIE / Le chef de l’Etat a décidé d’éponger la dette fiscale des entreprises de presse (CDEPS) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Bassirou Diomaye Faye promet un fonds de soutien à l’artisanat d’un montant de 5 milliards de francs CFA APS SÉNÉGAL-CAMPAGNE-PRESIDENTIELLE / Tambacounda: Aliou Mamadou Dia veut rendre les femmes économiquement autonomes APS SENEGAL-PECHE / Saint-Louis : du matériel de transformation de produits halieutiques remis à des groupements de femmes MAP Jeux africains d’Accra (taekwondo): Omayma Boumh offre une nouvelle médaille d’or au Maroc MAP La Namibie et la SADC renforcent leur coopération en matière de gestion coordonnée des frontières MAP Zimbabwe: baisse drastique de la production céréalière à cause d’El Nino (ministère) APS SENEGAL-EDUCATION-PRESIDENTIELLE / Les candidats invités à signer une charte pour ‘’une école de la réussite’’ APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-CAMPAGNE / Habib Sy relève l’“erreur“ du gouvernement de booster Diamniadio plutôt que Thiès

Função Pública/ UNTG inicia segunda vaga de greve de cinco dias


  18 Janvier      67        Société (44766),

 

Bissau, 18 Jan 21 (ANG)- A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) prossegue hoje com a segunda vaga de greve que terá a duração de cinco dias.

Foto ArquivoA maior central sindical guineense reivindica o aumento de salário na Função Pública, protesta contra os subsídios atribuídos aos titulares dos órgãos de soberania e cinco novos os impostos introduzidos no Orçamento Geral de Estado de 2021, entre outras.
Em entrevista exclusiva à Radio Sol Mansi, o porta-voz de comissão negocial de greve da UNTG Yasser Turé afirmou que a determinação dos sindicatos vai continuar para provocar “mudanças positivas” na Função Pública guineense.

Turé pediu engajamento do governo no sentido de dialogar com o sindicato para que, juntos, possam encontrar uma solução de forma a ultrapassar a situação de greve.

Disse que, caso o governo não demostrar a vontade de negociar vão continuar a luta “para o bem dos servidores público”.

“A paralisação servirá para exigir do Governo o cumprimento do Memorando do Entendimento assinado com as centrais sindicais, no passado mês de Agosto, de 2019. E neste sentido queremos apelar, mais uma vez, aos trabalhadores a redobrarem os esforços na luta para resgatar os seus valores enquanto geradores das riquezas do país “, referiu.

Para o sindicalista, o reajuste feito no ano passado já não é compatível com a realidade do país e nem com o cabaz de compra, uma vez que o nível de vida já mudou ,tendo convidado ao executivo a cumprir as leis do país em relação aos trabalhadores, de modo a poderem ter a mesma vida com os funcionários públicos dos países da sub-região.

A primeira vaga de greve teve também a duração de cinco dias e segundo o porta-voz da comissão negocial, João Domingos da Silva registou uma adesão de 96 por cento dos trabalhadores.

Dans la même catégorie