AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Governo anuncia “amplo programa” de economia social e solidária para pessoas com deficiência


  23 Juillet      31        Economie (20813),

 

Cidade da Praia, 23 Jul. (Inforpress) – O Governo anunciou quinta-feira que vai trabalhar e materializar um “amplo programa” de economia social e solidária para apoiar as pessoas com deficiência, no acesso ao desporto e no reforço e consolidação das ONG que lidam com este segmento da sociedade.
O anuncio foi feito pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, que explicou que esta estratégia passa pela criação das condições de maior proximidade e introdução de mecanismos de financiamentos que permitam o recrutamento de pessoas especializadas mais próximas da comunidade, visando uma verdadeira integração,
Fernando Elísio Freire falava durante um encontro de socialização das políticas e medidas do Governo com as ONG e associações que actuam na área das pessoas com deficiência.
O governante prometeu dar o “devido protagonismo” às organizações da sociedade civil e ONG de execução e promoção destas políticas.
O ministro adiantou que o Executivo está a trabalhar, igualmente, no sentido de, rapidamente, apresentar ao País uma estratégia nacional para a inclusão de pessoas com deficiência, alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do País e com a realidade das famílias.
“Nesta legislatura, o nosso objectivo é chegar a todas as famílias que têm uma criança com deficiência e vulnerável, permitir-lhes o acesso a rendimento social de inclusão. Também, a nível da saúde, permitir o acesso a todas as famílias que têm pessoas com deficiência ou que precisam de cuidados especiais, acesso à saúde de forma gratuita”, sublinhou.
A nível da educação, destacou o acesso gratuito das pessoas com deficiência desde o pré-escolar até ao ensino superior, passando pela formação profissional, prometendo fazer com que a lei de base de pessoas com deficiências seja cumprida, com enfoque essencial na promoção do emprego, dos direitos e a eliminação da discriminação.
O Governo, clarificou, vai trabalhar no sentido das instituições públicas “com responsabilidades de eliminar a discriminação que neste momento existe para as pessoas com deficiência no acesso a edifícios públicos sejam removidos”.
O reforço da rede de cuidadores de crianças com deficiência, do acesso a pré-escolar, a creches foi prometido pelo governante, para que as crianças e as famílias com responsabilidades sobre crianças com deficiência possam ter acesso gratuito e de forma continuada.

Dans la même catégorie