AIP L’opération de salubrité autour des services publics de Divo porte ses fruits AIP Mariatou Koné présente les acquis de la politique d’inclusion numérique et financière AIB Une délégation de l’Union européenne échange avec l’Union Béogo Néeré de Toudbwéoghin AIB Gaoua/Football : Gbomblora remporte la 4e coupe Sifoka AIB Tuerie au Centre-nord et quota genre, en couverture des quotidiens burkinabè ANP Le Chef de l’Etat visite le chantier d’aménagement du nouveau Ministère des Finances et celui de Gountou Yena ANP Maradi : revue annuelle du Comité de pilotage du Programme de Coopération Niger-UNICEF 2019-2021 GNA Ghanaians advised to see elections as a developmental decision GNA Timing for new register will not favour fishermen GNA NDC communicates grievance on new voters’ register on placards

Governo anuncia chegada de um novo barco para reforçar as ligações marítimas inter-ilhas


  6 Décembre      6        Economie (7351),

   

Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) – O ministro do Turismo e dos Transportes, José Gonçalves, anunciou que, dentro de cerca de quarenta dias, chegará a Cabo Verde o novo barco proveniente da Coreia do Sul para reforçar as ligações marítimas inter-ilhas.
O ministro do Turismo e dos Transportes fez este anúncio esta quinta-feira, em declarações à imprensa à margem da cerimónia de abertura do Fórum Económico “Mar e Inovação, drivers da Economia Global, organizado pela AICEP em parceria com a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, no âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, realizado, na cidade da Praia.
José Gonçalves, que é também responsável pela pasta da Economia Marítima, avaliou como muito positiva a situação das ligações marítimas inter-ilhas neste momento, registando-se a “unificação do mercado nacional”.
“A ligação marítima está muito melhor do que esteve dantes, vamos melhorando, o mercado está unificado, vemos que há ilhas que dantes não eram servidos como Sal e Boa Vista, que hoje estão muito bem servidos e todo o país está interligado com esta boa decisão dos transportes marítimo”, declarou, afiançando que o Governo irá criar as condições para que os transportes marítimos sejam uma alternativa a transportes aéreos.
Segundo avançou, dentro de cerca de um mês chegará a Cabo Verde o novo barco proveniente da Coreia do Sul para reforçar as ligações marítimas inter-ilhas.
“Acho que o novo barco partiu hoje da Coreia para a criação da nova frota (…), o Governo já tomou todas as medidas para chegar aqui ao país o mais cedo possível, mas podem imaginar que estamos na outra zona do globo, mas calcula-se cerca de quarenta dias aproximadamente dependendo das condições do mar”, indicou.
Em Outubro de 2018, o Governo anunciou que entre as empresas seleccionadas, o grupo português Transinsular tinha ganho o concurso público internacional para a gestão e exploração do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas.
Em Março deste ano, o Governo e a Transinsular assinaram o contrato de concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiro e carga.
A concessão do serviço público, de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas de Cabo Verde, por um período de 20 anos, entrou em vigor no passado dia 15 de Agosto.

Dans la même catégorie