AIP CAN 2023 : 10 fois plus de revenus enregistrés par rapport à l’édition précédente ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR

Governo apoia instalação de 3,6 mw para demonstrar viabilidade do uso das energias renováveis na produção de água


  5 Mars      15        Environnement/Eaux/Forêts (6387), Société (44866),

 

Cidade da Praia, 05 Mar (Inforpress) – O Governo vai apoiar a instalação de 3,6 megawats (mw) de investimentos em projectos para mostrar a viabilidade do uso das tecnologias de energias renováveis e eficiência energética na produção de água.
Esta é uma das competentes do projecto “Acesso a energia sustentável para gestão dos recursos hídricos: nexo energia – água”, apresentado hoje na cidade da Praia, e que conta com as parcerias da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e o do Fundo Global do Ambiente (GEF).
A coordenadora nacional do Projecto, Ana Monteiro, explicou que este projecto visa catalisar o uso comercial de tecnologias de energias renováveis e eficiência energética em sistemas de dessalinização e bombagem de água, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento de uma rede abrangente de empresas de serviços de energia em linha com a contribuição nacional determinada em Cabo Verde.
Orçado em cerca de 10 milhões de dólares, o projecto prevê a redução dos custos de água através do uso de energias renováveis.
O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro, lembra que Cabo Verde elegeu a segurança energética e estabilidade dos preços e a redução da factura energética como preocupações centrais da sua política energética através de uma forte aposta nas energias renováveis devidamente fundamentada no plano estratégico de desenvolvimento sustentável.
Neste particular considerou que a transição energética está a proporcionar transformações profundas no sector energético em Cabo Verde com benefícios ambientais, económicos e sociais em todos os sectores, nomeadamente na agricultura.
“Pretendemos um país que depende menos da chuva e isso será possível através da dessalinização de água para agricultura, utilizando fontes de energias renováveis, bem como a adopção de novos modelos de negócios no sector com abordagem inovadoras do conceito de energia”, sustentou.
“O projecto ‘Acesso a energia sustentável para gestão dos recursos hídricos: nexo energia – água’ está integrada na importante estratégia de resiliência económica, social e ambiental do país e espera-se uma contribuição significativa nesse sentido”, indicou o governante.
De entre os resultados espera-se igualmente a melhoria da capacidade local no que concerne à abordagem integrada do nexo energia-água e o desenvolvimento de uma rede de empresas de serviços de energia.
“Estabelece mecanismos adaptados para apoiar a implementação de cerca de 1,6 mw de projectos de energia renováveis e eficiência energética em sistemas de bombagem e dessalinização e implementar 2mw adicionais de projectos de energia renováveis e eficiência energética em projectos de investimentos nexo energia-água que utilizem a desenvolvimento de uma rede abrangente de serviços de energia”, precisou o ministro.
Espera-se ainda o aumento significativo da microprodução distribuída para o auto consumo.
Alexandre Monteiro lembrou que a meta do país é de até 2025 alcançar 30% de produção de electricidade a partir de fontes renováveis – solar e eólica, e ascender aos 50% em 2030.
MJB/ZS

Dans la même catégorie