APS SENEGAL-GOUVERNEMENT / Un rapport sera dressé pour chaque passation de service, annonce Bassirou Diomaye Faye – Agence de presse sénégalaise – APS MAP Ouverture à Oujda du 4ème Salon maghrébin du livre « Lettres du Maghreb » MAP Rabat : Ouverture de la Conférence ministérielle régionale de l’Afrique du Nord sous le thème « Panafricanisme et Migration » APS SENEGAL-POLITIQUE-GOUVERNEMENT / Bassirou Diomaye Faye préconise un conseil interministériel sur le secteur hydraulique – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-GOUVERNEMENT-RELIGION / Le président Faye annonce la création d’une direction des Affaires religieuses et de l’Insertion des diplômés de l’enseignement arabe APS SENEGAL-UNIVERSITES-ENTREPRENEURIAT / USSEIN : cinq projets d’étudiants entrepreneurs financés à hauteur de 20 millions de francs CFA APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE-REACTION / Le président Faye en Mauritanie : un “indice spécial” des relations séculaires entre Dakar et Nouakchott (ministre APS SENEGAL-MAURITANIE-GOUVERNEMENT / Mohamed Bilal Messoud et Ousmane Sonko se sont entretenus au téléphone (agence de presse) MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso

Governo destaca Relatório Nacional Voluntário como mecanismo necessário para retoma económica do País


  15 Février      34        Economie (20921),

 

Cidade da Praia, 15 Fev (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, destacou hoje o Relatório Nacional Voluntário como um mecanismo necessário para a retoma económica do País, além da importância na mobilização de recursos.
Olavo Correia fez esta intervenção durante o seu discurso na apresentação do Relatório Nacional Voluntário (VNR) 2021, que aconteceu hoje na Cidade da Praia.
Na ocasião, o governante apontou que em 2018 foi apresentado o primeiro relatório voluntário, e este ano vai ser apresentado o segundo relatório, em contexto especial, representando assim “uma grande responsabilidade” que se assumiu perante a nação e toda a comunidade internacional.
Conforme destacou, o VNR 2021 é um mecanismo de transparência, uma oportunidade para uma ampla comunicação a nível nacional e internacional, sobre consideração dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o processo de planeamento e das políticas públicas.
“O VNR 2021 é parte de um percurso de produção de conhecimento, planeamento, de mobilização de recursos realizados conjuntamente com o sistema das Nações Unidas”, assinalou.
O vice-primeiro-ministro afirmou que no âmbito do projecto é preciso criar uma convergência de todos os parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, para promover a inclusão e combater o empobrecimento da população.
“Devemos centrar os impactos socioeconômicos provocados pela pandemia de covid-19, e avaliar o recuo de Cabo Verde em matéria de desenvolvimento sustentável”, disse, salientando ser um esforço necessário para a recuperação e, sobretudo, propor estratégias de recuperação em linha com a ambição 2030.
Referiu também que o VNR 2021 deverá ser um mecanismo para promover a abordagem dos credores sobre o perdão, ainda que em parte, da dívida externa e em geral, sobre o financiamento do desenvolvimento sustentável, para viabilizar investimentos e se evitar o bloqueio, senão o colapso do Estado.
“Ambicionamos realizar a recuperação, a estabilização e a aceleração do crescimento económico focado nas pessoas, mas queremos também promover a diversificação da economia cabo-verdiana e a atingir o crescimento duradouro e robusto nos próximos anos”, frisou.
Em 2018, Cabo Verde apresentou às Nações Unidas, o primeiro Relatório Nacional Voluntário (VNR) sobre a Implementação da Agenda 2030, que avaliou a integração dos ODS no planeamento e a respectiva implementação, ou seja, o progresso do país na realização das metas mais relevantes.
De acordo com o Governo, o País deverá apresentar em Julho o segundo relatório e terá como base o relatório do PEDS 2017-2020, sendo esse plano, o instrumento de operacionalização do Programa do Governo e dos ODS.
Terá ainda como fontes importantes a Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, o Quadro Nacional Integrado de Financiamento (INFF), a avaliação de finanças para o desenvolvimento (DFA), entre outros.

Dans la même catégorie