AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Governo diz-se “empenhado” em solucionar problema da concessão dos transportes marítimos inter-ilhas


  10 Mars      39        Société (44866), transport (598),

 

Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, reconheceu nesta quinda-feira, que houve uma degradação nos serviços de transportes inter-ilhas em relação a 2019, mas garantiu que o Governo está empenhado em “alterar o quadro” e solucionar os problemas da concessionária.
O também ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital falava durante o período de perguntas ao Governo, na tarde desta quinta-feira, na Assembleia Nacional.
Segundo explicou, o processo de negociação contratual, iniciado em 2019 “corria bem”, mas que tudo começou a complicar-se com a chegada da Covid-19 em Março de 2020. Entretanto avançou que tem havido uma “alteração substancial” em relação ao nível de serviço prestados pelos transportes marítimos.
“Temos a noção clara que temos de melhorar, não estamos satisfeitos (…), temos de reconhecer que houve uma alteração no sentido de uma degradação a 2019, e temos de ser honestos para que as coisas possam melhorar e estamos a trabalhar com a concessionária para alterarmos o quadro dentro daquilo que dispõe o próprio contrato de concessão”, atestou o governante.
Olavo Correia reiterou o compromisso do Governo em “dar um salto” e melhorar os serviços de transportes marítimos, isto porque, conforme adiantou, o processo já está em fase final e a equipa se encontra melhor preparada para reajustar o quadro de acordo com a concessionária.
Conforme assegurou, o governo está empenhado e “tudo fará” seja no plano jurídico e no plano do financiamento para garantir os resultados desejados, um processo que exige tempo e compreensão dos cabo-verdianos.
Por outro lado, o deputado Julião Varela, do PAICV, disse que à semelhança da privatização dos TACV, o contrato da concessão dos transportes marítimos entrou em “colapso” e que neste momento os cabo-verdianos aguardam uma intervenção do Governo.
Acusou o Governo de atribuir a culpa dos problemas dos transportes marítimos à covid-19 e questionou a ausência dos “cinco barcos” conforme estipulava o caderno de encargos.
“Portanto, não tendo cumprido esta obrigação fundamental, o Estado até tinha a possibilidade de rever a concessão, ou seja, de resgatar e resolver a concessão por incumprimento importante desta cláusula porque era um compromisso essencial”, defendeu.
Julião Varela referiu que as rotas fixadas há algum tempo e que vinham sendo regularmente cumpridas, foram violadas e deixaram de ser cumpridas pela empresa que, segundo avançou, reivindicou o pagamento da indemnização compensatória.

Dans la même catégorie