MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis ACI Congo/Culture: Zous Suprême entend promouvoir la femme africaine ACI Congo/Société: Le Sénat adopte la création d’une agence nationale pour la réinsertion des jeunes ACI Congo/Société: Roger Oyéré réfute les allégations de vente de bébés à l’hôpital de Talangaï AIP Des acteurs échangent sur l’élaboration d’un plan stratégique de lutte contre le travail des enfants AIP La troisième édition du Salon africain du football, prévue du 28 au 29 juin à Abidjan AIP Les transformateurs de la noix de cajou peinent à s’approvisionner face aux exportateurs asiatiques autorisés à acheter à l’intérieur AIP Le salon des Mamans prévu en octobre à Abidjan

Governo encoraja comissão interministerial para prosseguir trabalhos de investigação


  14 Février      34        Politique (25362),

 

Bissau, 14 Fev 22 (ANG) – O Governo manifestou a sua confiança política à comissão interministerial encorajando-a à prosseguir com os trabalhos de investigação em curso, com isenção e imparcialidade requeridas para apurar autores do ataque ao Palacio Governo, no passado dia 01 de fevereiro.

A informação consta no comunicado da primeira reunião extraordinária do Conselho dos Ministros à que a ANG teve acesso hoje, realizada dia 11 do corrente mês, após a falhada tentativa do golpe de Estado do dia 01 de fevereiro.

No comunicado, o governo reitera a sua gratidão as entidades e organismos nacionais e internacionais pela solidariedade manifestada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao governo, em decorrência dos trágicos acontecimentos ocorridos no palácio do governo, dia 1 de Fevereiro.

Segundo o comunicado, o Governo manifesta o sentimento do luto e de pesar para com as famílias enlutadas assim como para as demais vítimas inocentes, assegurando-lhes todo apoio necessário.

No capitulo das informações, destacam-se, do ministro do Estado do Interior e da Ordem Pública, nas vestes de Presidente da comissão interministerial, instituída pelo despacho do primeiro-ministro, incidindo sobre as investigações em curso sobre a tentativa do golpe de Estado e que já se encontram em fase avançada, não obstante faltarem alguns elementos, ainda por coletar, para a sua conclusão.

Do ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, sobre o quadro de investigação igualmente em curso no seio das Forças Armadas para o devido apuramento dos fatos relacionados com a tentativa de golpe de Estado.

Da ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades sobre as resoluções saídas ns cimeira extraordenária da CEDEAO e dos chefes de Estado e do governo da União Afrivana, que foram unânimes quer na condenação da tentativa de golpe de Estado, quer na adoção de medidas de apoio à estabilização da República da Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de droga, ao crime organizado transnacional e quaisquer atos terroristas.

No capitulo das nomeações, o Conselho dos Ministros deu a sua anuência que por despacho do primeiro-ministro se efetuar o movimentação do pessoal da Administração Pública.

Em consequência, Alfredo Malú foi nomeado Diretor-geral da Pesca Industrial. Malú fora exonerado recentemente das funçôes de Secretário de Estado da Ordem Pública.

Dans la même catégorie