AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme MAP Le Maroc et la Sierra Leone engagés à conclure une feuille de route 2024-2026 de coopération de nouvelle génération (Communiqué conjoint) MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint) ATOP Les ZAAP, une solution pour le développement de l’agriculture togolaise ATOP L’agropole de Kara enregistre des résultats « satisfaisants » ATOP des jeunes d2sœuvres et apprenants en peinture renforcent leurs capacit2s

Governo está a trabalhar na criação de linha de crédito para municípios investirem nos mercados – PM


  14 Février      50        Economie (20969),

 

Pedra Badejo, 14 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro disse hoje que o Governo está a trabalhar na criação de uma linha de crédito especial para os municípios investirem nos mercados visando melhorar estes espaços públicos e tirar as mulheres chefes de família da pobreza extrema.

Ulisses Correia e Silva fez este anúncio, em Pedra Badejo, Santa Cruz, durante a sua intervenção no acto da apresentação da Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema (ENEPE) 2022-2026 às seis câmaras municipais que compõem a Região Norte de Santiago.

A iniciativa, organizada em parceria com a União Europeia (UE), serviu para dar a conhecer a visão política e medidas de política implementadas e em curso do Governo e apresentar à sociedade civil e as seis câmaras municipais da Região Norte de Santiago as acções estratégicas necessárias para o combate à pobreza extrema a serem implementadas no âmbito do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 (PEDS II).

Tendo em conta, que segundo ele, é nos mercados municipais que muitas mulheres, sobretudo as chefes de família trabalham, o Governo que lidera vai criar esta linha de crédito especial para que em parcerias com as câmaras municipais possam fazer uma “forte acção” nos mercados municipais.

Esta “forte acção” nesses espaços públicos, além de proporcionar formações às mulheres, visa ainda melhorar a capacidade de organização dos mesmos, de vendas, de qualidade, de fornecimento de bens e serviços com maior apresentação e condições de higiene.

É que, segundo Ulisses Correia e Silva, havendo mais qualidade haverá mais rendimento, tendo em conta que as pessoas vão pagar mais pelos produtos.

Se tal acontecer, o chefe do executivo disse acreditar que as famílias rurais vão ter mais rendimentos no final do dia, quer as que laboram nos mercados, na agricultura e nas pescas.

Ou seja, ajuntou, a promoção da qualificação do comércio informal vai aumentar o rendimento precário das mulheres que vendem nos mercados municipais e nas ruas e que chegam à casa ao final de cada dia com menos de 200 escudos.

“Pode-se mudar isso, tendo em conta que há uma grande parte de concentração da pobreza extrema nos mercados municipais e nas vendas ambulantes. Por isso, estamos a trabalhar para criar uma linha de crédito especial para os municípios investirem nos mercados, tendo em conta que é ali que a maioria das pessoas, sobretudo mulheres chefes de família ganha vida”, anunciou.

Na ocasião, anunciou ainda que o Governo está também a trabalhar para aumentar o nível da produtividade da agricultura, e que está a trabalhar no programa “superação educativa e tecno-profissional”, que vai ser implementado “brevemente”.

Este programa, informou destina-se aos jovens que saíram do sistema do ensino por terem atingido a idade e que não podem entrar no ensino formal.

Relativamente à terceira idade, Correia e Silva anunciou que a pensão social foi alargada a 3.000 idosos sem rendimentos em 2023.

Dans la même catégorie