MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Governo garante “total comprometimento” com idosos visando envelhecimento saudável


  5 Octobre      15        Société (45111),

 

Santa Maria, 05 Out (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Evandro Monteiro, assegurou esta terça-feira que o Governo garante “total comprometimento” com os idosos, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida das suas famílias e, consequentemente, um envelhecimento saudável.
Evandro Monteiro falava no modo online, na cerimónia de abertura do IV Congresso Internacional do Envelhecimento Activo e Saudável em Cabo Verde, em representação do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.
O evento, realizado no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Idoso, assinalado a 01 de Outubro, decorre durante dois dias no Sal, sob o lema “Resiliência das pessoas idosas em mundo de mudança”, permitindo a discussão de temas diversos ligados à saúde e bem-estar do idoso.
Referindo que os idosos são hoje a fonte de conhecimento, sabedoria e inspiração, estribado na esperança média de vida saudável, o governante disse que isso deve-se ao facto de hoje se viver com mais qualidade de vida que antigamente.
“E, de um modo geral, temos alcançado este objectivo, através de medidas substanciais de cuidados de saúde essenciais, nomeadamente aumento de cobertura de saúde, a todos os níveis, desde saúde reprodutiva, materna, neonatal/infantil, bem como através dos avanços consideráveis no tratamento das doenças transmissíveis”, mencionou, entre tantas outras situações.
Ciente, porém, que o aumento da esperança média de vida é um dos maiores “ganhos da modernidade”, o governante disse que isso traz também consigo desafios e implicações a todos os níveis, sobretudo a nível da saúde.
Neste contexto, comentou que as estruturas de saúde, em todo o mundo, e Cabo Verde não tem sido excepção, têm-se deparado cada vez mais com os impactos do envelhecimento da população, e em muitos casos, conforme ponderou, se traduzem, “infelizmente”, no aumento das doenças crónicas e degenerativas, mas também das doenças oncológicas, diabetes, entre outras.
Perante o cenário, Evandro Monteiro compreende que com o aumento da esperança média de vida, aumenta a população idosa, também a responsabilidade de efectivamente, atentar-se em investir, “ainda mais” nas políticas, serviços e cuidados cívicos que devem ser oferecidos a essa população.
“Mas é, ao mesmo tempo, uma oportunidade para considerar a atenção e o investimento que devemos fazer na promoção de uma vida activa e saudável para toda a população e o mais precocemente possível”, ponderou.
Monteiro concluiu, dizendo, que ao se comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa comemora-se não só as contribuições “significativas” que deram à nossa sociedade, mas também às futuras gerações.
Dito isto, terminou reiterando seu “total comprometimento” em contribuir para a melhoria de vida dos idosos no País.
À semelhança das edições anteriores, o congresso é o momento para chamar a atenção para a questão do envelhecimento, uma vez que as pessoas estão a viver muito mais tempo.
Representantes da OMS, da Organização Oeste Africana da Saúde, participaram também neste evento no formato híbrido, realçando a importância, cada vez mais, de as pessoas envelhecerem de uma forma saudável e activamente.

Dans la même catégorie