AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Governo perspectiva para 2030 uma agricultura mais resiliente sustentável e mais produtiva


  10 Août      54        Agriculture (4121),

 

Cidade da Praia, 10 Ago (Inforpress) – O Governo perspectiva para o horizonte de 2030 uma agricultura resiliente, sustentável e muito mais produtiva e que propicie alimentos de qualidade, mais emprego e rendimento para as famílias do campo, contribuindo para a redução das assimetrias regionais.
O ministro de Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, acredita que há potencialidades que devem ser exploradas para, não obstante os condicionalismos estruturais, fazer bom uso dos recursos naturais e tecnológicos para o desenvolvimento do país em termos de segurança alimentar e nutricional e também a nível da criação de riqueza para o bem-estar das pessoas.
“O sector agrário deve prosseguir e acelerar o seu processo de desenvolvimento no sentido de tornar mais resiliente face aos choques, mas sustentável, e aqui refiro-me à sustentabilidade social e ambiental e económica, e mais produtivo, assegurando muito mais alimento de qualidade, mais rendimento e melhores empregos”, disse.
O governante, que falava na abertura do ateliê temático sobre “estratégia de transformação de agricultura no horizonte 2030”, sustentou que esse processo de transformação que se quer para o sector não será fácil em Cabo Verde assim como não foi em nenhum país do mundo.
Neste sentido, realçou a necessidade de se reflectir bem e adoptar de forma continuada e sempre ajustada a realidade, boas estratégias, boas políticas públicas e executar bem as acções que dela decorrem.
“Nós devemos planear, ajustar os planos sempre que for necessário, tendo em conta a realidade dinâmica e isto implica, como nós já sabemos muitos desafios”, salientou apontando para a questão do planeamento, do investimento e da diversificação, da investigação e desenvolvimento agrário com aposta nas tecnologias.
De entre os desafios destacou a questão da diversificação na mobilização e gestão da água, os desafios relacionados com os incentivos vários que o Estado tem que dar para regulamentação e formalização do sector e a sustentabilidade ambiental.
“Aqui estamos a falar da criação das empresas. Portanto os agricultores transformarem-se em pequenas, mas importantes empresas no sector. Temos os desafios da sustentabilidade ambiental, isto é, apostar em tudo que permite que as gerações vindouras possam herdar e terras e biodiversidade com potencial”, sustentou.
A estruturação da cadeia de valor é outro desafio, por forma a permitir uma melhor exploração dos vários produtos e fazê-los chegar lá onde são melhor valorizados e consumidos.
“Refiro-me ao sector hoteleiro, mas também à própria exportação, essencialmente para o mercado da saudade, mas também a nível nacional para que possamos consumir mais e melhor os produtos agrícolas de melhor qualidade”, indicou.
Gilberto Silva, garantiu que tudo o que Estado pode fazer para dar sustentabilidade, maior atractividade e ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento do sector agrícola vai ser implementado por este Governo.
O ateliê sobre “estratégia de transformação de agricultura no horizonte 2030”, que decorre ao longo do dia de hoje, versa sobre três temas “Água para agricultura para reforçar a resiliência”, “Estruturação da cadeia de valor e logística agrícola” e Financiamento da transformação e agricultura no horizonte 2020”.

Dans la même catégorie